Tecnologia

Confira como funciona novo botão de deslike testado pelo Twitter

Publicado por
Evelin Leone
Confira como funciona novo botão de deslike testado pelo Twitter

O Twitter vem pensando há algum tempo em incluir um botão “deslike” na rede social ou que permita indicar de alguma forma que você discorda do conteúdo. Já no final de 2020, Kayvon Beykpour, gerente de produto do Twitter e criador do Periscope, disse isso durante uma conversa realizada na própria rede social com outro usuário.

Parece que agora a coisa é séria, e o Twitter anunciou que começará a testar essa funcionalidade em todo o mundo. Twitter começará a testar a ferramenta na versão desktop e depois passará para o formato mobile.

Em julho de 2021, a empresa começou a testar um botão de desgosto em um pequeno número de países. Após esta primeira fase, com resultados satisfatórios, o Twitter agora quer estender o modelo de teste para todos os países do mundo.

>>Twitter testa nova atualização de reações em vídeo a um tweet

Esta ferramenta para expressar desgosto ou desacordo será, por enquanto, muito limitada. Em primeiro lugar, ele só pode ser usado para reagir a respostas a um tweet e não à publicação do tweet em si.

Além disso, seguindo a política adotada pelo YouTube com seu botão “não gosto”, essas manifestações de desacordo não serão visíveis para o destinatário do mesmo ou para outros usuários. É, esclarece o Twitter, uma métrica que servirá à própria empresa para saber que tipo de conteúdo seus usuários gostam.

Por fim, a rede social informou que, por enquanto, essa ferramenta será instalada apenas na versão desktop. O Twitter acrescentou que “em breve” também irá para versões móveis para Android e iOS, mas não quis dar uma data exata.

>>Twitter proíbe a divulgação de imagens de pessoas sem sua autorização

De acordo com o Twitter, as impressões transmitidas pelos usuários que já puderam testar essa função são positivas. Todos afirmam que isso os ajuda a marcar o tipo de conteúdo que desejam ver e que melhora a qualidade de suas interações na rede social. Agora começa uma nova fase de testes para a ferramenta, mas isso não significa que ela será instalada permanentemente.