Conexão Wi-Fi lenta? Veja se seu vizinho está roubando sua internet!

A sua rede de Internet ficou realmente mais lenta nos últimos tempos? Tenha cuidado, sua vizinhança pode estar aproveitando o seu Wi-Fi! Você já pensou em proteger a sua rede?

Isso não é o mais grave: você também sabia que está se expondo a vazamentos de seus dados pessoais. Pior ainda, você pode ser acusado de comportamento ilegal sem saber! Os hackers podem usar sua conexão para realizar ações maliciosas.

Conexão Wi-Fi lenta
Conexão Wi-Fi lenta? Veja se seu vizinho está roubando sua internet! – Foto: Canva

Conexão Wi-Fi lenta? Veja se seu vizinho está roubando sua internet!

Primeiro, verifique se você foi parasitado. Assim, acesse a página de administração da sua caixa de Internet para consultar a lista de dispositivos conectados.

Depois de conseguir se conectar, você terá acesso automático a todos os dispositivos e redes associados à sua caixa. (Para clientes Orange, isso passa por https://192.168.1.1/ ou https://livebox/).

Se você não notar nenhum outro dispositivo além do seu, examine cuidadosamente o histórico de conexão para descartar surpresas desagradáveis.

Em seguida, lembre-se de proteger sua conexão alterando o nome de usuário e a senha da sua caixa. Assim, opte por um código complexo de 20 caracteres, incluindo letras maiúsculas, números e um ou mais sinais especiais. Passe pelo NordPass se não souber como fazer isso.

Cuidados a serem tomados…

O governo recomenda em seu site de prevenção de riscos não utilizar criptografia WEP, mas sim optar por WPA2 ou WPA-AES.

Você pode modificar facilmente este parâmetro nas configurações da sua caixa. Então, lembre-se também de ativar o firewall e/ou roteador da sua box.

Desse modo, se quiser aumentar ainda mais a segurança, você pode tornar sua rede invisível, ocultando o nome (SSID), para que ela não apareça na lista de redes disponíveis quando alguém pesquisar por Wi-Fi próximo.

Assim, para fazer essa alteração, acesse a página de administração do seu box. No entanto, lembre-se de que agora você terá que inserir manualmente o nome da sua rede para encontrá-la.

Outra solução é definir manualmente quais dispositivos você deseja permitir a conexão, salvando seus endereços MAC nas configurações. Então, qualquer outro dispositivo terá acesso negado. Esta é a mais eficaz de todas as soluções!