COMUNICADO GERAL do Bolsa Família acaba de sair HOJE 24/05

COMUNICADO GERAL do Bolsa Família acaba de sair HOJE 24/05 | Atenção, beneficiários do Bolsa Família! As Secretarias Municipais da Saúde em diversas cidades já estão convocando todos os titulares do programa para cumprir suas obrigações e garantir a continuidade do auxílio. Essa ação faz parte das condicionalidades protegidas pelo governo federal, que determinam as condições para que as famílias beneficiárias mantenham o acesso ao programa.

Diferentes cidades estão adotando estratégias para notificar os beneficiários sobre suas responsabilidades. Em parceria com o governo federal, as prefeituras emitiram comunicados aos titulares do Bolsa Família, orientando-os sobre as obrigações a serem cumpridas. Alguns devem comparecer a unidades de atendimento do Cadastro Único, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para atualizar seus dados. Outros são convocados para outros departamentos, de acordo com a necessidade de cada município.

Convocação do Bolsa Família em Salvador

Na capital baiana, Salvador, a convocação foi feita pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é que os beneficiários realizem o acompanhamento de sua saúde, sob o risco de terem seus benefícios suspensos caso não atendam a essa solicitação. A ação estará em vigor até o dia 30 de junho e os beneficiários poderão comparecer a qualquer posto de saúde da capital, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento prévio.

Estima-se que aproximadamente 310.681 pessoas em Salvador devam realizar o acompanhamento de saúde exigido. Para garantir que os titulares do Bolsa Família acompanhem informações sobre a convocação, serão enviados SMS para os celulares, mensagens nos extratos de pagamentos, comunicados para as escolas das crianças e ligações por telefone, convocando a presença nas estações de saúde.

Regras para permanecer no programa

É importante ressaltar que muitas pessoas desconhecem quais são as condicionalidades do Bolsa Família e quem é obrigado a cumpri-las. Aqueles que não realizarem o processo de acordo com as exigências do governo federal correm o risco de ter seus benefícios suspensos ou até mesmo cancelados.

Portanto, deverão estar atentos as regras em que fica exigida a presença em postos de saúde portando documento com foto, cartão do programa, caderneta da gestante (no caso das grávidas) e cartão de vacinação das crianças, os seguintes grupos:

  • Gestantes, que devem comparecer às consultas de pré-natal para acompanhamento do desenvolvimento do feto;
  • Mulheres em idade fértil, de 14 a 44 anos, para avaliação do estado nutricional, incluindo acompanhamento de peso e altura;
  • Crianças de até 7 anos, que precisam atualizar o cartão de vacinação e passar por avaliação do estado nutricional, considerando peso e altura.

Cumprir essas condicionalidades é fundamental para garantir a continuidade do benefício do Bolsa Família e, ao mesmo tempo, contribuir para a saúde e o bem-estar das famílias beneficiárias. Portanto, fique atento aos comunicados e não deixe de comparecer aos postos.

Veja também: Bolsa Família tem MAIOR valor médio da história para SURPRESA dos beneficiários