COMO SERÁ a 4ª cor e nova luz nos semafóros e como vai funcionar?

A ideia é aprimorar a mobilidade urbana e a interação entre motoristas humanos e carros autônomos. Mas será que essa inovação vai dar certo no Brasil?

A última semana foi marcada por uma notícia que ganhou destaque nos principais jornais do mundo: o anúncio da quarta luz nos semáforos. A ideia é aprimorar a mobilidade urbana e a interação entre motoristas humanos e carros autônomos. Mas será que essa inovação vai dar certo no Brasil?

Como será a 4ª cor da luz nos semafóros e como vai funcionar?
Como será a 4ª cor e nova luz nos semafóros e como vai funcionar?

O que são carros autônomos?

Carros autônomos são automóveis que operam sem a necessidade de intervenção humana, utilizando tecnologia avançada para perceber e navegar pelo ambiente ao seu redor, tomar decisões e executar manobras de direção, aceleração e frenagem.

Como será a 4ª cor e nova luz nos semafóros e como vai funcionar?

Como será a 4ª cor da luz nos semafóros e como vai funcionar?

Pesquisadores da North Carolina State University estão realizando os primeiros testes para verificar a utilidade de semáforos de 4 cores: verde, amarelo, vermelho e branco. Embora as três primeiras cores sempre signifiquem a mesma coisa, a função do branco seria alertar os humanos para apenas “seguir o carro à sua frente” a fim de reduzir significativamente os atrasos no trânsito. Não entendeu? Vamos explicar melhor essa função e você irá entender.

Os carros autônomos nada mais são do que computadores sobre rodas, e aproveitar todo o seu potencial também significa usá-los para melhorar a fluidez ao se locomover pelas cidades. Em outras palavras, a luz branca servirá como um sinal para que os motoristas saibam que os AVs estão coordenando seu movimento para promover um tráfego mais eficiente durante um congestionamento e que, para reduzir o tempo, é melhor segui-los.

Como esse sistema vai funcionar na prática?

As regras são claras: os veículos autônomos se comunicariam entre si e com os semáforos nos cruzamentos, dentro de um determinado alcance. Isso lhes permitiria coordenar o fluxo de tráfego de forma mais eficiente e inteligente, melhorando o fluxo de tráfego em estradas com mais veículos e aconselhando sobre velocidades ideais.

Qualquer motorista humano na área seguindo o veículo à sua frente será informado pela luz branca: PARE se ela apagar, CONTINUE se estiver acesa. Quando o número de veículos autônomos em um cruzamento cair abaixo de um determinado limite, os semáforos voltarão à opção normal de vermelho, amarelo e verde.

Uma quarta cor para indicar que estamos no modo "autônomo"
Uma quarta cor para indicar que estamos no modo “autônomo”

Benefícios da quarta cor nos semáforos

De acordo com os pesquisadores, os benefícios da implementação da quarta luz nos semáforos incluem:

  1. Redução de congestionamentos
  2. Economia de combustível
  3. Segurança aprimorada

Será que a 4ª Luz no Semáforo funciona no Brasil?

A implementação da 4ª luz no semáforo no Brasil enfrenta desafios específicos, como:

  1. Infraestrutura e investimento: melhorias na sinalização e comunicação entre veículos e semáforos são necessárias.
  2. Adoção de carros autônomos: a presença incipiente de carros autônomos no Brasil dificulta a efetividade do novo sistema de semáforos.
  3. Educação e conscientização dos motoristas: é crucial familiarizar os motoristas com o funcionamento do novo sistema e as ações necessárias diante da luz branca.
  4. Legislação e regulamentação: adaptações na legislação e regulamentação do trânsito são imprescindíveis para a implementação do semáforo de quatro cores.
  5. Aceitação pública: a adoção bem-sucedida dessa inovação depende da aceitação e compreensão dos motoristas e da sociedade em geral.

Em suma, a 4ª luz nos semáforos representa uma proposta inovadora com o potencial de melhorar a mobilidade urbana e facilitar a integração entre veículos autônomos e motoristas humanos. A viabilidade de sua implementação no Brasil, porém, ainda é incerta devido a desafios como investimentos em infraestrutura, adoção de carros autônomos, educação e conscientização dos motoristas, adaptações na legislação e regulamentação do trânsito, e aceitação pública.