Dicas de Casa

COMO os ovos podem ser congelados para prolongar sua vida útil?

Publicado por
Joseane Macedo

Os ovos são alimentos excepcionais pela sua riqueza nutricional. Sua proteína é considerada a mais completa e é utilizada como padrão de referência pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para comparação com outros alimentos proteicos. Por isso, seu alto valor nutricional pode ser preservado por longos períodos de tempo, congelando os ovos.

Como os ovos podem ser congelados e prolongar sua vida útil?

Eles possuem uma ingestão equilibrada de gorduras e são uma ótima fonte de colina, vitamina A, D, E, B2, B12, fósforo, ferro, zinco, entre outros nutrientes. Além disso, o ovo não é apenas nutritivo, mas também é muito valorizado na culinária, devido à sua versatilidade.

Como ingrediente funcional, ele confere cor, textura, brilho e sabor às diferentes preparações culinárias, como tortilhas, suflês, flans, sobremesas e outras receitas mais elaboradas, como maionese.

Os ovos podem ser utilizados frescos ou como pasteurizados, em pó ou congelados, oferecendo diferentes opções de uso e preservação.

Alguns tecnólogos de alimentos enfatizam que o congelamento é um dos métodos mais utilizados e práticos para conservar os ovos sem modificar os aspectos nutricionais, culinários e funcionais. Elas podem ser mantidas intactas de diversas formas: inteiras sem casca, separadas em clara e gema, batidas ou adicionadas aos ingredientes.

O que devo levar em conta para congelar os óvulos?

A primeira coisa a considerar para o armazenamento é respeitar as boas práticas de higiene durante o manuseio. Com isso evitamos intoxicações alimentares, como a contaminação por Salmonella.

Por outro lado, se deseja obter ovos e preparações de qualidade, antes de congelar deve ter em conta as seguintes recomendações:

  • Seleção de ovos: de acordo com os regulamentos de comercialização de ovos da União Européia, os ovos devem ser selecionados de acordo com certos critérios de frescor. Eles devem ter uma casca limpa, intacta e normal.
  • Retire da casca: a água contida na clara e na gema, ao congelar, forma cristais de gelo que aumentam o volume e quebram a casca. Isso faria com que todo o conteúdo do ovo vazasse e derramasse no freezer.
  • Não os cozinhe para congelar: A clara dos ovos cozidos, quando congelada, adquire uma textura emborrachada muito desagradável. Por esse motivo, é recomendável que os ovos estejam frescos antes de levá-los ao freezer.

Passo a passo para congelar ovos corretamente

  1. Primeiramente, quebre a casca limpa e extraia o conteúdo da clara e da gema sem separar.
  2. Em um recipiente tipo balde de gelo você deve colocar a clara e a gema correspondentes a cada unidade de ovo ou pode bater delicadamente. Desta forma, assim que a mistura estiver descongelada, ela estará pronta antes de adicionar os ingredientes de sua preferência.
  3. Leve ao congelador e espere congelar.
  4. Em seguida, adicione cada cubo de ovo congelado em um saco isolado que pode ser fechado novamente. Dentro do saquinho é garantido que o ovo não absorva odores fortes que modifiquem seu sabor. Além disso, é uma forma mais segura de proteção contra queimaduras de frio.
  5. Se estiver usando sacos, retire o ar antes de fechá-los para evitar a formação de cristais de gelo. Se estiver usando recipientes, coloque a tampa e etiquete com a data de congelamento.

Embora todos os nutrientes dos ovos sejam preservando, observe que a textura dos ovos pode ser ligeiramente alterada após o congelamento, então é melhor usá-los em receitas em que a textura não seja tão importante.