Como limpar a piscina passo a passo

Aprenda a limpar a piscina passo a passo

Quando o verão se aproxima, a piscina da casa é a melhor opção para ter um momento de paz e tranquilidade com a família. No entanto, para desfrutar com segurança e higiene, é aconselhável limpar a piscina e fazer a manutenção adequada da água.

A manutenção de uma piscina começa sempre pela sua limpeza. Se nos meses de outono e inverno você cobriu a piscina e derramou os respectivos produtos que limpam e mantêm a água cristalina, não será preciso muito trabalho para prepará-la para a chegada do verão.

Passo a passo de como limpar a piscina

1. Escove as paredes e o piso da piscina

Primeiro, com a ajuda de uma rede ou pá tipo malha, retire todas as folhas e insetos mortos da superfície da água. Se você tem árvores frutíferas no seu jardim, certifique-se de que não há frutas no fundo da piscina. O importante neste passo é certificar-se de que nada sólido permanece no fundo da piscina.

Em seguida, use a escova para escovar as paredes e o piso da piscina. Faça isso aplicando pressão na parte superior do cabo da escova, sempre puxando na sua direção e empurrando a escova para cima e para baixo.

2. Aspire o fundo da piscina com um limpador de piscina manual ou automático

O mais confortável é ter um aspirador de piscina automático, ou seja, um aspirador de pó robô que funcionará sozinho e economizará muito tempo. No entanto, você também pode fazê-lo com um limpador manual de piscina, que você terá que orientar o tempo todo durante a limpeza.

Se você fizer isso manualmente, precisará de uma mangueira, uma alça telescópica e um limpador de piscina com rodas móveis ou fixas. A primeira coisa a fazer é montar o aspirador de piscina e ligar a mangueira ao bocal de aspiração. Quando tiver o equipamento pronto, introduza primeiro o limpador de piscina e, com a mão contra a parede da piscina, introduza toda a mangueira na água. Portanto o importante é que não fique ar na mangueira.

3. Limpe os acessórios e filtros da piscina

Bomba de filtragem: é responsável pela circulação da água.
Filtro de areia: Se você usa areia como meio filtrante, confira. Se estiver endurecido ou tiver muitos, substitua-o. Recomenda-se substituir a areia do filtro a cada 3 ou 4 anos.
O pré-filtro deve ser limpo uma vez por semana ou, após cada etapa do limpador.
Lembre-se que os filtros automáticos da piscina devem estar sempre limpos e funcionando de 5 a 7 horas por dia.

Se a sua piscina não tiver sistemas de filtração, pode optar por um analisador de água ligado para efetuar a manutenção semanal ou mensal.

4. Verifique os níveis de pH com um teste de reagente

Para certificar-se de que a piscina está limpa, teste os níveis de cloro (cl) e teste o hidrogênio (pH) da água da piscina. Você pode comprar testes ou tiras reativas em qualquer supermercado ou na Internet.

Para medir corretamente os níveis de cl e pH, siga sempre as instruções do fabricante, pois nem todos os testes são realizados da mesma forma. Por exemplo, em alguns casos você precisará submergir a tira e em outros pegar uma amostra da água e adicionar algumas gotas de OTO a ela para medir os níveis de pH. Lembre-se que, com um nível correto de pH e cloro, você pode desfrutar da sua piscina com segurança e sem complicações.