Permissões em aplicativos instalados no celular podem ser um problema para muitos usuários quando estão preocupados com sua privacidade. Embora possa parecer inocente, essa função do Google Maps busca registrar comportamentos para conhecer cada segmento de usuários.
As práticas de registrar visitas nas redes, além de ser um prazer para muitos dos usuários, principalmente no período de férias, em que se vangloriam dos destinos, é uma ferramenta muito útil, principalmente comercialmente.
No caso do Google Maps, ele também oferece outros tipos de utilitários, como conhecer a concordância de pessoas em determinados pontos públicos. Ou, em caso de congestionamento nas ruas, para motoristas.
Esses registros são avaliados e todos os tipos de estatísticas podem ser desenhadas que podem ser deduzidas dos comportamentos. Às vezes, o usuário não sabe que a última função da aba “Linha do tempo”, é outra dessas ferramentas.
Como evitar que o Google Maps registre todos seus movimentos
Para evitar que o Google Maps registre todos seus movimentos, o que você pode escolher é desativar a opção “localização” ou, eventualmente, procurar lugares no modo “anônimo”. Ao clicar no ícone da conta com a qual estamos navegando no Maps, ele mostra a opção de “Seus dados no Maps”. Aparece “Histórico de localização”, que deve ser selecionado como “Parado ou desativado”.
O Google Maps também nos oferece a opção de “Exibir e excluir atividade”, caso quiséssemos fazê-lo, depois de desativar a função de rastreamento. Em seguida, o mesmo pode ser feito no caso de “Atividade web e de aplicativos”.
Seguindo essas dicas o Google Maps não vai mais registrar seus movimentos, a não ser que você permita.