Como fazer uma DELICIOSA E FÁCIL torta de BANOFFEE

A torta banoffee é um clássico bolo inglês, fácil de fazer e deliciosa no paladar

A torta banoffee é um clássico bolo inglês, fácil de fazer e deliciosa no paladar, você não pode deixar de fazer e experimentar com a família. O bolo original combina perfeitamente o sabor da banana com o do creme de caramelo ou toffee, daí o seu nome, embora hoje em dia o caramelo seja normalmente substituído por doce de leite.

Origens do Banoffe:

A história da sobremesa que protagonizou uma noite de horário nobre na televisão argentina e cativou a princesa Diana remonta ao início dos anos 1970 e a Jevington, povoado outrora habitado por monges localizado no distrito de East Sussex, sudeste do Reino Unido .

Ali funcionava, desde 1968, um restaurante chamado The Hungry Monk (“O Monge Faminto”). Seu dono chamava-se Nigel Mackenzie e seu chefe de cozinha, Ian Dowding. Em 1971, juntos surgiram, quase por acaso, a receita que anos depois daria a volta ao mundo.

E o popular bolo é considerado um dos favoritos de Lady Diana. A torta banoffee é perfeita para comer a qualquer hora, mas sabe especialmente bem no verão porque é uma tarte fria que também não precisa de forno. Da geladeira ao prato, é uma delícia que você também pode preparar, pois detalhamos os passos para aprender a fazer uma torta de banoffee .

Ingredientes para seis porções:

  • 200 gramas de biscoito tipo Maria
  • 100 gramas de manteiga
  • 250 gramas de doce de leite
  • 2 a 3 bananas (dependendo do tamanho)
  • 250 ml de creme de leite
  • 1 – 2 colheres de creme cheese (opcional)
  • 1 colher grande de açúcar
  • Gotas de chocolate para decorar (opcional)

Modo de preparo da torta deliciosa de banoffee:

1. O primeiro passo para fazer esta deliciosa receita de torta de banoffee é preparar a base. Pique os biscoitos com um liquidificador que tenha essa função ou, colocando os biscoitos em um saco bem fechado e amassando com o auxílio de um rolo da massa.

2. Enquanto faz isso, derreta a manteiga, colocando no micro-ondas por um minuto ou em uma panela no fogo.

3. Em uma tigela, coloque os biscoitos triturados e acrescente a manteiga. Misture muito bem para que o biscoito absorva a manteiga até obter uma massa homogênea, mas maleável.

4. Pegue uma forma de torta que consiga desenformar bem e espalhe a massa de bolacha tanto no fundo como nas bordas. Deverá ter uma base compacta, sem poros, pelo que deverá pressionar com a ajuda de uma colher.

5. Depois de criar a base de biscoito na forma, leve à geladeira para esfriar e endurecer completamente. Você terá que deixá-lo na geladeira por cerca de uma hora, embora possa reduzir esse tempo se colocá-lo no freezer.

torta receita de banoffee (1)
Base para torta – Foto: Freepik

6. Quando a massa do biscoito estiver firme, retire da geladeira e desenforme e espalhe uma quantidade generosa de doce de leite na base, para que fique uma primeira camada deliciosa.

Recheio:

7. Descasque as bananas e corte em rodelas de aproximadamente 1 cm e coloque sobre o doce de leite, formando assim uma segunda camada. Assim, coloque o bolo no frigorífico (não no congelador) enquanto se prepara para bater as natas, de preferência com uma batedeira eléctrica.

8. Despeje o creme líquido no copo do liquidificador e acrescente as colheres de açúcar de confeiteiro. Então, bata na potência máxima até o creme crescer e ganhar consistência. Quando tiver o ponto certo, pare de bater (pode estragar).

fazendo merengue chantilly torta de banoffee
Chantilly- Foto: Freepik

9. Quando estiver com o chantilly pronto, retire o bolo da geladeira e despeje o chantilly por cima. Assim, pode espalhar formando uma camada uniforme ou distribuir em montinhos ou botões de nata unidos entre si, com a ajuda de um saco de pasteleiro (ou saco de plástico com abertura numa das pontas).

*Para finalizar, decore, se quiser, com raspas de chocolate ou cacau em pó, com um pouco mais de doce de leite. Então, se você gostou de preparar esta receita de torta de banoffee, não hesite em experimentar outras sobremesas com a banana como protagonista.