Quando estamos desejando algo doce e estamos com pouco dinheiro, o pudim é a sobremesa perfeita para matar esses desejos. Seu sabor único e a forma simples de prepará-lo fazem dele um dos preferidos de muitos brasileiros. Nas padarias encontramos a um preço nada acessível a todos, mas qual é a origem desta sobremesa, onde foi preparada pela primeira vez e qual a sua história? Nós dizemos a você na próxima nota.
É uma criação da cozinha inglesa. As formas fonéticas como é conhecida na língua espanhola, pudim e pudim, derivam do francês boudín. Agora, há outra versão que diz que pudding deriva da palavra inglesa pudding e que os franceses, tentando encontrar uma semelhança, colocaram boudin nela.
Esta receita foi criada aproximadamente no século XVII e foi derivada de outra sobremesa inglesa, que era conhecida como “pudim de pão”, onde também eram usadas sobras de pão para confeccioná-lo. Foi criado por ingleses de baixo nível socioeconômico, que precisavam se alimentar. Com o passar dos anos, outros ingredientes foram adicionados e tornou-se popular por seu preparo simples, baixo custo e aproveitamento de pães que de outra forma teriam que ser jogados fora.
Os pudins salgados eram preparados submersos em caldos ou cozidos no vapor. Já os pudins doces eram preparados com leite, pão, açúcar e ovos em banho-maria. O pudim é inglês e se popularizou em todos os países onde é preparado. Em cada local a que chegava, adaptava-se aos costumes e aos ingredientes, embora o pão continue a ser o ingrediente principal.
Pudim é uma das sobremesas mais consumidas e populares em nosso país. Estamos acostumados a colocar doce de leite e/ou chantilly, ou seja, para saborear o “pudim”. Por isso, para surpreender a todos, trazemos uma receita ideal e em poucos passos.
OS PUDINS são à base de manteiga ou creme de leite. São massas doces, levam ovos, açúcar, frutas secas ou o que você quiser. OS BOLOS: também podem ter manteiga mas a massa é menos húmida.
1- ovos são o segredo: Os ovos que utilizar devem estar sempre à temperatura ambiente, nunca frios da geladeira, para que se integrem melhor ao ser misturado.
2- Misture bem todos os ingredientes: Quando juntar as raspas de limão ou laranja, integre-as na altura de bater a manteiga e o açúcar. Ao integrá-los com a gordura, liberta melhor os aromas essenciais antes de cozinhar
3- Untar bem: Na hora de cozinhá-lo, unte bem a forma para desenformar perfeitamente. Você também pode usar os moldes de papel que já vem prontos para adicionar a mistura e levar ao forno.