Se você sempre costuma fazer sobremesas para sua família e está em busca de receitas fáceis, temos um pavê de maracujá delicioso que certamente vai te interessar. Esse pavê é feito com ingredientes simples, mas fica muito gostoso e agrada até os paladares mais exigentes.
Segundo historiadores, eles resolveram inventar uma adaptação gelada do génoise, bolo em camadas originário da cidade de Gênova, na Itália. Já o biscoito champanhe, utilizado na primeira receita de pavê, foi criado em 1533 na Corte Francesa, durante o reinado de Catarina de Medicis.
O nome pavê vem do termo francês pavage, que significa pavimentar e remete à maneira que esta sobremesa é montada: em camadas. A base do pavê é feita com biscoitos do tipo champanhe ou maizena, ou até mesmo massa de bolo, que podem ser em
Essa sobremesa ganhou o mundo e hoje em dia ela é feita de diversas formas e sabores e este de maracujá que vamos ensinar a seguir, é maravilhoso, pois essa fruta nos oferece muitos benefícios para a nossa saúde. Além disso, o maracujá é uma das frutas que combinam muito bem com outros sabores e ingredientes.
Você sabia que as propriedades terapêuticas do maracujá vêm não apenas de sua polpa, mas também de suas folhas e flores? Cada pedacinho do fruto conta com uma substância chamada passiflorina, um calmante 100% natural não-prejudicial que não causa dependência.
A passiflorina atua no sistema nervoso central como um tranquilizante e relaxante muscular, junto com o magnésio, mineral que auxilia no combate ao estresse e ansiedade. Não à toa, o maracujá é utilizado como insumo principal de vários medicamentos fitoterápicos.
As folhas do maracujazeiro ainda contêm alcaloides e flavonoides, substâncias que podem ajudar no combate à insônia. Se fervidas junto com água, as folhas resultam em um chá que reduz a agitação e proporciona uma noite de sono mais tranquila.
Com antioxidantes como a vitamina C, flavonoides e betacaroteno, a polpa e a casca do maracujá protegem as células que produzem insulina e ajudam o organismo a absorver os carboidratos lentamente. Essa ação evita picos de glicemia no sangue e auxilia no controle e prevenção da diabetes.
Na casca do maracujá também existe uma fibra chamada pectina que dá origem à farinha de maracujá, composto rico em nutrientes que previne problemas cardíacos e vasculares e diminui os níveis de colesterol no sangue. O fruto ainda contém cálcio e potássio, sais minerais que auxiliam a regular a pressão arterial. Porém, para tratar a hipertensão é indispensável fazer um acompanhamento médico.
Ainda falando sobre a farinha de maracujá, ao ser misturada com líquidos ou alimentos cremosos, como iogurtes, ela atua como um probiótico que ajuda a regularizar o trânsito intestinal de forma suave, além de eliminar toxinas. É fundamental lembrar que antes de incluir a farinha de maracujá na alimentação, é preciso consultar um nutricionista para não ultrapassar a quantidade ideal de fibras a serem consumidas diariamente.
A vitamina C presente no maracujá estimula a atividade das células de defesas – os chamados glóbulos brancos – responsáveis por proteger o organismo de vírus, infecções e bactérias. Com outros antioxidantes como a vitamina A e antocianinas, o maracujá ainda neutraliza os radicais livres que prejudicam o funcionamento dos órgãos e aceleram o envelhecimento precoce, prevenindo desta forma a flacidez e deterioração das células da pele.
Por fim, mas não menos importante, outro benefício que o maracujá traz para a saúde é o fortalecimento e proteção dos ossos, já que ele é uma fonte rica em cálcio, ferro, cobre, fósforo e magnésio, minerais importantes que aumentam a densidade óssea da estrutura corporal.
Importante: Mesmo com os diversos benefícios presentes no maracujá, tenha em mente que é preciso ter moderação no consumo do fruto, por conta de sua ação calmante que pode causar sonolência, principalmente em pessoas com histórico de pressão baixa.
1- Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e 1 xícara de chá de suco de maracujá concentrado.
2- Em um recipiente misture a água, em seguida, adicione o açúcar e 3 colheres de sopa de suco de maracujá, umedeça os biscoitos nessa mistura.
3- Faça camadas de biscoitos e creme. Finalize com uma camada de creme e decore com migalhas de biscoitos de maisena.
4- Leve à geladeira por no mínimo 2 horas e em seguida, você pode retirar e servir.