COMO encontrar programas sociais na sua cidade? Veja os caminhos

Aprenda como você pode fazer para encontrar programas sociais na sua cidade e conseguir ajuda do poder público.

Você deve conhecer alguns dos programas sociais que são oferecidos a nível nacional no Brasil, como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, entre outros. No entanto existe também um tipo de ajuda que pode ser dada pelas prefeituras municipais espalhadas por todo o território brasileiro.

A dúvida que fica neste sentido, portanto, é: como obter ajuda para programas sociais da prefeitura da minha cidade? Vamos tentar iluminar um pouco mais este caminho para auxiliar as pessoas que apresentam algum tipo de necessidade ou de vulnerabilidade social e precisam de intervenção do poder público.

Como encontrar programas sociais na minha cidade?

Quando pensamos nos programas sociais, estamos falando de ajuda de custo, descontos de tributos e auxílios que garantam a melhoria da vida de um cidadão até que ele possa se restabelecer. Sim, existe esse tipo de iniciativa tanto a nível federal, estadual quanto municipal. Você apenas deve saber onde procurar a assistência especializada.

Normalmente, existe alguma secretaria ou coordenadoria municipal focada em “Assistência Social”. É ela que cuida dos programas sociais que a cidade oferece ou que possui em parceria com outras esferas da administração pública. Se dirigir até esse órgão é o primeiro passo que pode ser dado.

Centro de Referência e Assistência Social (CRAS)

Outro caminho fortemente indicado é procurar algum Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da sua cidade, especialmente o mais próximo do seu bairro.

O CRAS é uma unidade pública que presta serviço à população de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade. Alguns dos serviços prestados pelo órgão são:

  1. – Fazer seu Cadastro Único;
  2. – Ter orientação sobre os benefícios sociais;
  3. – Ter orientação sobre seus direitos
  4. – Pedir apoio para resolver dificuldades de convívio e de cuidados com os filhos;
  5. – Fortalecer a convivência com a família e com a comunidade;
  6. – Ter acesso a serviços, benefícios e projetos de assistência social;
  7. – Ter apoio e orientação sobre o que fazer em casos de violência doméstica;
  8. – Ter orientação sobre outros serviços públicos.

Ou seja, dentro do CRAS é possível tirar quaisquer dúvidas que possa ter sobre os programa sociais oferecidos na sua região.

Por que fazer o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal?

Todas as pessoas em situação de pobreza, extra pobreza ou de baixa renda têm o direito de se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.

Trata-se de um banco de dados para colocar as pessoas em contato com os benefícios sociais que o governo oferece. Através dele, você pode ter acesso ao Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, programas de capacitação profissional, Benefício de Prestação Continuada, entre vários outros.