Veja quais pontos de sua casa devem ser desinfetados diariamente

Aprenda como desinfetar objetos e partes da casa da maneira correta.

Fazer a limpeza diária da casa é fundamental, mas sabia que tem alguns objetos e partes da casa que devem ser também desinfetados? Algumas vezes, só a limpeza básica não traz a segurança necessária para evitar o contágio por vírus, bactérias e outros agentes nocivos. Veja quais são e como fazer isso corretamente.

pontos de sua casa devem ser desinfetados
Veja quais pontos de sua casa devem ser desinfetados diariamente – Foto: Freepik

Quais pontos de sua casa devem ser desinfetados todos os dias?

1. Frente de casa

A frente de casa é uma área frequentemente esquecida, mas muito importante de ser limpa. O vento e a movimentação de pessoas podem trazer germes de fora.

Como fazer: Não precisa jogar água com sabão todos os dias. Deixe isso para a faxina. Basta passar um pano com água e água sanitária que o problema está resolvido.

2. Maçanetas

As maçanetas são um ponto crítico, pois são o primeiro contato do exterior com sua casa, podendo estar contaminadas com todos os tipos de vírus e bactérias encontrados na rua. Desinfetar diariamente é fundamental.

Como fazer: Um simples borrifador com álcool 70° e um pano para finalização resolvem o problema. Se preferir, pode fazer uma solução de água e água sanitária, secando em seguida.

3. Interruptores deluz

Interruptores de luz são tocados frequentemente, mas muitas vezes só ganham atenção durante a faxina.

Como fazer: Não use misturas com base em água para limpar os interruptores, para evitar choques e curtos. Ao invés disso, passe o álcool isopropílico, que seca rapidamente sem causar danos.

4. Chaves, carteira e bolsa

Você tem o costume de ter um aparador na porta de casa para colocar esses itens? Se não, é uma boa ideia colocar um. Assim, dá para descontaminar tudo assim que chegar, evitando propagar doenças.

Como fazer: Mantenha um borrifador com álcool 70° na entrada, junto ao aparador. Borrife na bolsa e, se necessário, seque com um papel toalha. Faça o mesmo com a carteira. Já as chaves, basta borrifar o produto.

5. Celulares e controles remotos

Mesmo que você não saia de casa, é essencial limpar o celular. Ele costuma acumular muitos germes, mesmo que seja limpo de vez em quando. O mesmo vale para o controle remoto da TV, ar-condicionado e afins.

Como fazer: Para todo equipamento eletrônico, o ideal é usar álcool isopropílico, já que não danifica o produto. Além disso, evita choques e curtos que podem levar à inutilização do mesmo.

7. Buchas e panos de prato

Parece não fazer sentido, pois esses são itens usados para limpeza. Mas infelizmente, eles podem acumular uma quantidade absurda de germes, devendo ser limpos frequentemente.

Como fazer: Os panos de prato devem ser trocados todos os dias. Já as buchas devem ser limpas no micro-ondas diariamente.