Como CLAREAR o cabelo com técnicas e métodos naturais

Existem algumas técnicas naturais eficazes para clarear o cabelo

Não apenas tinturas químicas e produtos descolorantes são úteis para clarear o cabelo, existem outras técnicas naturais que você pode experimentar em casa.

Hoje em dia, há diversas maneiras de clarear os cabelos, tanto de forma ‘artificial’ quanto naturalmente. Ter madeixas mais claras é o desejo de muitas pessoas que, ao mesmo tempo, não querem prejudicar o couro cabeludo nem gastar uma fortuna no salão de beleza. Não se preocupe: atualmente, existem dezenas de produtos naturais capazes de clarear os cabelos, além de inúmeras técnicas de faça-você-mesmo (DIY).

Como clarear o cabelo com técnicas e métodos naturais
Como clarear o cabelo com técnicas e métodos naturais | Foto: Freepik

Como clarear o cabelo com técnicas e métodos naturais:

Use camomila para clarear o cabelo:

Um método para clarear gradualmente o cabelo é usar camomila. Este produto natural pode ser empregado como um shampoo de verão para iluminar os cabelos já expostos ao sol. Quem tem cabelos claros pode realçar e iluminar as mechas loiras com um simples enxágue utilizando este produto totalmente natural. Seja seca ou fresca, a camomila ainda é eficaz. A infusão é preparada com um punhado de flores e meio litro de água. Em seguida, a mistura é fervida em fogo baixo por cerca de trinta minutos. Antes de aplicá-la no cabelo, lave-o com shampoo e despeje a mistura nos cabelos úmidos.

Use henna para clarear o cabelo:

Outra maneira de clarear gradativamente o cabelo é utilizando henna. Tintura natural de origem vegetal, cujo uso cosmético remonta à Rainha Nefertiti, que a utilizava em seus longos cabelos. Para obter o clareador, é necessário misturar cerca de meia xícara de henna com água fervente, até obter uma mistura sem grumos. Posteriormente, adicione algumas gotas de limão e deixe esfriar. Após lavar o cabelo, aplique a mistura ao longo da linha do cabelo. Com as mãos protegidas por luvas, espalhe a henna ainda quente nos cabelos limpos e úmidos. Em seguida, distribua o produto por todo o cabelo, utilizando um pente. Por fim, deixe o cabelo agir por trinta minutos a uma hora, dependendo da tonalidade que você deseja obter.

Use suco de limão

Para finalizar, o suco de limão pode ser útil neste sentido: graças à sua acidez, este cítrico permite obter um tom mais claro. Entretanto, é preferível não abusar, pois você corre o risco de deixar os cabelos muito secos e pouco hidratados. Alternativamente, pode-se utilizar o suco de limão com cuidado, combinando-o com produtos que fortaleçam os cabelos, como condicionador ou máscara hidratante.

Como clarear o cabelo com açafrão e mel

Uma das técnicas naturais mais utilizadas para clarear os cabelos é aplicar no couro cabeludo uma compressa de cúrcuma e mel.

A cúrcuma pode conferir tons de laranja, então preste atenção na dosagem e considere se é adequado utilizar esse ingrediente caso tenha cabelos claros.

Dilua uma colher de chá de açafrão em uma xícara de água fervente. Após esfriar, utilize a mistura como shampoo e enxágue os cabelos.

Após o enxágue, aplique um condicionador misturando-o com 3 colheres de sopa de mel de acácia ou de flores silvestres e deixe agir por 30/40 minutos. Por fim, prossiga com a última lavagem.

Consulte o seu cabeleireiro

Se deseja clarear gradualmente os cabelos, você pode consultar o seu cabeleireiro de confiança, que poderá recomendar tratamentos específicos (como shatush, balayage ou mechas) para adicionar reflexos loiros ou acobreados, mesmo em cabelos escuros. Embora os tratamentos clareadores estejam cada vez mais refinados e não danifiquem muito os cabelos, também é possível optar por um clareamento progressivo e gradual sem recorrer à ajuda de um especialista. Nesse caso, alguns produtos naturais podem ajudar a alcançar esse efeito, proporcionando-lhe a oportunidade de economizar dinheiro e evitar tratamentos estéticos invasivos para o couro cabeludo.