Com que frequência você deve trocar uma esponja de cozinha?

Você pode não saber, mas seu pior inimigo na cozinha não é outro senão a esponja de lavar louça

Você pode não saber, mas seu pior inimigo na cozinha não é outro senão a esponja de lavar louça. Por mais que seja um verdadeiro aliado na limpeza de diversos elementos, é um refúgio inesperado para toda uma colônia de germes e bactérias.

Você achou que ela ficaria limpa porque estaria constantemente em contato com detergente líquido? Pense de novo! Se você não desinfetá-la com frequência, mesmo as menores gotas de umidade e até mesmo os restos de comida podem ter consequências desastrosas.

trocar uma esponja de cozinha
Com que frequência você deve trocar uma esponja de cozinha? – Foto: Canva

Com que frequência você deve trocar uma esponja de cozinha?

Quer sejam de espuma ou de náilon, as esponjas de louça absorvem rapidamente a umidade, tornando-as muito sujas e malcheirosas. Para evitar a proliferação de bactérias, é absolutamente necessário limpá-las regularmente.

Caso contrário, esses micróbios contaminarão seus pratos e sua comida. Em alguns casos, isso pode levar a doenças intestinais. Porém, além da manutenção, se uma esponja estiver gasta, danificada ou rachada em todos os lados, você não deve pensar em guardá-la por mais tempo.

Quando deve ser substituída? Os especialistas recomendam trocar a esponja de enxágue pelo menos uma vez por semana. Porém, dependendo do seu estado, pode durar mais tempo, desde que a higiene seja impecável. Para finalizar, você deve prestar especial atenção aos sinais visuais:

Nas redes sociais, a usuária Sylwia Panek (conhecida como “Mama Chemist”) se pronunciou recentemente sobre isso. Em sua postagem, ela lembrou aos seguidores que as esponjas de cozinha são um terreno fértil para bactérias.

“A umidade do ar e os restos de comida que elas contêm são condições ideais para atrair germes invisíveis a olho nu. E é ainda pior se as deixarmos na água ou guardarmos restos de comida na pia”, escreveu ela.

“Os cientistas recomendam ter mais cuidado com as esponjas de lavar louça do que com os assentos sanitários. Portanto, é preferível trocá-las pelo menos uma vez por semana!” Ela continua.

Uma maneira eficaz de evitar que suas esponjas cheirem mal:

Não há nada pior do que uma esponja fedorenta! E, no entanto, isso acontece com frequência. Com esse cheiro forte que impregna as mãos, usá-la está fora de cogitação. Claro, existe uma solução para desodorizá-la de forma eficaz!

  1. Para evitar o mau cheiro, mergulhe-a em uma solução de água sanitária (3/4 de xícara) diluída em um galão de água (cerca de 4,5 litros). Deixe agir por 5 minutos.
  2. Em seguida, torça com cuidado e enxágue com água limpa. Ainda mais simples: coloque a esponja úmida no micro-ondas por cerca de um minuto.
  3. Por fim, outra opção muito inteligente é deixá-la de molho durante a noite em uma mistura de água quente (1 xícara de água), vinagre branco (1/2 xícara) e sal (3 colheres de sopa).
  4. Sua esponja deve estar perfeitamente desodorizada!