Colágeno Hidrolisado: tudo sobre o ingrediente antienvelhecimento do momento

O colágeno hidrolisado ajuda a melhorar a elasticidade , firmeza e hidratação da pele

Você já deve saber que o colágeno hidrolisado está em alta no mundo dos cuidados com a pele, considerado uma panaceia para combater a flacidez da pele e dar nova vida a ela. Mas quanta verdade há nessas afirmações? Existem evidências científicas para apoiar esses benefícios? Vamos esclarecer, separando os fatos das crenças populares.

O colágeno é uma proteína fundamental para o nosso corpo, presente em abundância nos tecidos conjuntivos como pele, ossos, tendões e cartilagens. Sua principal função é proporcionar estrutura, sustentação e resistência a esses tecidos. Existem 28 tipos em humanos, cada um com características e funções específicas. Os mais importantes para a pele são o tipo I (cerca de 80% do colágeno da pele) e o tipo III (cerca de 10-15%).

Colágeno Hidrolisado: tudo sobre o ingrediente antienvelhecimento
Colágeno Hidrolisado: tudo sobre o ingrediente antienvelhecimento do momento | Foto: Freepik

Como funciona o colágeno hidrolisado?

O colágeno hidrolisado é obtido através de um processo de quebra do colágeno em moléculas menores que são facilmente absorvidas pelo intestino. Uma vez absorvido, estimula a produção de novo colágeno pelas células da derme, ajudando a melhorar a elasticidade, firmeza e hidratação da pele.

Os benefícios

Vários estudos científicos demonstraram que a ingestão de colágeno hidrolisado pode trazer benefícios à pele, incluindo redução de rugas e linhas finas, melhoria da elasticidade e firmeza da pele, aumento da hidratação da pele e cicatrização de feridas. Para obter resultados visíveis é necessário tomar o produto regularmente, por um período de pelo menos 3-6 meses. Além disso, é importante seguir um estilo de vida saudável que inclua uma alimentação equilibrada, atividade física regular e proteção solar adequada.

Contra-indicações

Tomar esses produtos é geralmente considerado seguro para a maioria das pessoas. No entanto, alguns podem apresentar efeitos colaterais leves, como distúrbios gastrointestinais ou reações alérgicas. É importante consultar o seu médico antes de tomar colágeno hidrolisado, principalmente se você toma algum medicamento ou tem alergia.

Como consumir

O colágeno hidrolisado está disponível em diversas formas, incluindo suplementos em pó, cápsulas e bebidas. A dose recomendada varia de acordo com o produto e as necessidades individuais. Em geral, são recomendados 5 a 10 gramas por dia.

Mitos para dissipar

Apesar de todos os benefícios reconhecidos, é importante lembrar que o colágeno hidrolisado não é uma varinha mágica que corrige todas as imperfeições. É bom saber que tomar esta proteína não é a cura para as rugas: pode ajudar a reduzi-las, mas não as eliminará completamente. Além disso, os seus efeitos podem não ser visíveis em todas as pessoas. Por fim, é bom saber que se trata de um suplemento e, portanto, não substitui uma alimentação saudável.

Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Por isso, antes de aplicar qualquer coisa na pele,  faça um teste de alergia e busque orientações com seu  dermatologista.