CNH Social abre 7.000 vagas para fazer Habilitação de Graça

Novas oportunidades para obter CNH gratuitamente em 2023

CNH Social abre 7.000 vagas para fazer Habilitação de Graça | Você já se imaginou dirigindo pelas estradas com a sua própria Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas a falta de recursos financeiros sempre foi um obstáculo? Então prepare-se para uma ótima notícia!

O programa CNH Social 2023 acaba de abrir 7.000 vagas para quem sonha em obter a Carteira Nacional de Habilitação, sendo 3.500 na primeira etapa e mais 3.500 no segundo semestre.

Agora é a hora de deixar a ansiedade de lado e aproveitar essa oportunidade incrível para conquistar a tão sonhada CNH de graça!

CNH Social abre 7.000 vagas para fazer Habilitação de Graça
CNH Social abre 7.000 vagas para fazer Habilitação de Graça

Onde as vagas foram abertas?

A 7 mil vagas foram abertas no Estado do Espírito Santo de forma gratuita. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES), disponibilizou 3.500 vagas na primeira etapa do programa CNH Social 2023. Haverá ainda um segundo edital com mais 3.500 vagas no segundo semestre, totalizando 7.000 oportunidades.

As inscrições iniciaram devem ser realizadas exclusivamente até às 23h59 do dia 14 de abril. As vagas contemplam a obtenção da primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), além da adição de categoria A ou B e a mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta) para os que já possuem habilitação.

Requisitos para inscrição

Para se inscrever, é necessário estar cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) com os dados registrados na Base Nacional do Cadastro até o dia 10 de março de 2023. Aqueles que não atenderem a esse requisito poderão atualizar seus dados para a próxima fase.

A lista final dos selecionados para matrícula online no programa será divulgada no site do Detran/ES a partir do meio-dia do dia 20 de abril. Os candidatos não selecionados nesta lista terão outra chance de serem contemplados na chamada única de suplentes, que será divulgada no dia 12 de junho, a partir do meio-dia.

A lista de suplentes visa oferecer as vagas remanescentes após a desclassificação de candidatos selecionados na primeira lista que não cumpriram os prazos estabelecidos no processo de Habilitação.

Inscrição no CNH SOCIAL

O interessado deve acessar o site www.detran.es.gov.br, clicar no banner ou no botão do programa CNH Social na página principal e inserir as informações pessoais solicitadas. Todos os dados informados devem estar de acordo com as informações presentes no CadÚnico.

O candidato deverá escolher a categoria desejada entre as opções disponíveis:

  • Primeira Habilitação categoria A (moto) ou
  • Primeira Habilitação B (carro) para quem ainda não é habilitado.

Para quem já possui carteira de motorista, as opções são:

  • Adição de categoria A (moto)
  • Adição de Categoria B (carro)
  • Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus) ou
  • Mudança de Categoria E (ex.: caminhão e carreta).

É importante salientar que, após a inscrição, não será possível alterar a escolha da categoria.