Clientes do Nubank amargam prejuízos após escândalo das Americanas

A rentabilidade negativa motivou uma séria de reclamações nas redes sociais

Clientes do Nubank amargam prejuízos após escândalo das Americanas. A rentabilidade negativa motivou uma séria de reclamações nas redes sociais.

O fundo de renda fixa do Nubank “Nu Reserve Imediata”, que aparece na opção do Nubank para “Reserva de Emergência” e é mostrado como de “baixo risco e alta liquidez”, teve rentabilidade negativa nos últimos 30 dias por conta da queda acima de 57% nos papeis da Americanas em janeiro. Opção indicada para “investidores que não querem correr muitos riscos e com uma expectativa de retorno melhor que o da poupança”, o fundo teve um rendimento na média de 37% do CDI nos últimos 30 dias segundo as informações do aplicativo do Nubank.

Clientes do Nubank amargam prejuízos após escândalo das Americanas
Clientes do Nubank amargam prejuízos após escândalo das Americanas
Antes do rombo de 20 bilhões de reais da Americanas, o fundo que conta com mais de 1,2 milhão de cotistas, patrimônio de aproximadamente 2,6 bilhões de reais e investimento mínimo de 1 real fornecia uma rentabilidade de 109% do CDI. Segundo as informações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), aproximadamente 1% do patrimônio do fundo era alocado em debêntures da Americanas.
A rentabilidade negativa motivou uma séria de reclamações nas redes sociais, já que os inventidores até então pensavam que era uma opção de investimento segura e sem riscos.

Em resposta a um dos clientes no Twitter, o banco afirmou que “nos fundos Nu Reserva Imediata e Nu Reserva Planejada, os ativos de renda fixa podem variar de valor conforme a marcação dos preços, que varia conforme notícias e eventos de mercado”. O banco ainda destacou que recentemente o mercado teve uma “variação atípica que impactou o rendimento de alguns investimentos”, mas sem dar mais detalhes.

A gestora ainda destacou que a carteira possui um retorno nominal (sem descontar a inflação) positivo de 2,72% nos últimos 90 dias e “segue trajetória de rentabilidade de longo prazo, apoiada pela diversificação de investimentos”.

“Assim como dezenas de fundos no mercado com o mesmo perfil, o Nu Reserva Imediata também investe em ativos de crédito privado, dentro de um limite regulatório. A pequena parcela de investimento em debêntures das Lojas Americanas, historicamente avaliada como Triple A [classificação de risco de crédito] por diferentes casas de rating, já foi revista pela Nu Asset Management”, completou a gestora em nota oficial.

Já sobre as “Caixinhas”, o Nubank afirmou que oferece diferentes opções de investimentos. “Cerca de 10% das Caixinhas existentes têm recursos no Nu Reserva Imediata. O impacto de rentabilidade nesse fundo específico, causado pelo evento atípico de mercado, tende a ser amenizado ao longo do tempo pela estratégia de gestão do fundo”, informou em nota.