Chip e celular de graça: inscritos no Cadastro Único podem ter acesso

Descubra quais são os brasileiros inscritos no Cadastro Único que podem receber chip e celular de graça do governo federal.

Chip e celular de graça: inscritos no Cadastro Único podem ter acesso. Veja quem tem direito a esse benefício!

O governo federal possui diversas iniciativas e benefícios que visam ajudas as pessoas a conquistarem direitos sociais e mais igualdade dentro do núcleo em que vivem. No entanto, muitas pessoas se lembram apenas dos programas mais famosos, como o Bolsa Família e se esquecem de outros que podem conceder até chip e celular de graça.

Benefício do governo pode conceder chip e celular de graça

É preciso salientar que estamos falando do Brasil, um dos países com maior índice de desigualdade do planeta. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) aponta o país em 84º lugar no ranking dos mais desiguais da Terra. É por isso que tantos benefícios ainda são poucos para atender às demandas sociais.

Contudo, os auxílios existem e um deles é o Internet Brasil, pouco comentado na grande mídia tradicional. Ele foi criado com o objetivo de oferecer mais acesso à internet e aos meios tecnológicos para os brasileiros. Por isso, uma de suas iniciativas é a de fornecer chip e celular de graça.

Criado ainda no ano de 2022, o Internet Brasil já realizou um amplo processo de inclusão digital, mas deve se intensificar pelos próximos meses e anos. Ele atende tanto estudantes quanto professores do país.

Como ter acesso ao programa Internet Brasil?

Já mencionamos que uma das ideias do programa é a de oferecer chip e internet de graça para os brasileiros, especialmente os estudantes. Os últimos anos de pandemia mostraram como o acesso à internet se faz fundamental na modernidade. Por meio de um celular, inúmeros alunos continuaram seus estudos em meio às restrições sociais.

A proposta do Internet Brasil é boa, mas ele passou por um longo período estagnado em 2022, enquanto esperava a sanção de Jair Bolsonaro (ex-presidente). No final do ano passado, os alunos começaram a receber os primeiros chips com crédito e acesso à internet. Foram distribuídas 700 mil unidades.

Entretanto, em novas fazes do processo, o celular de graça deve ser distribuído aos estudantes brasileiros e aos professores.

Como fazer o cadastro para receber chip e celular de graça?

De acordo com os dados de janeiro de 2023 do governo federal, o Internet Brasil está presente em apenas 6 cidades do país; isso inclui:

  • Campina Grande (PB);
  • Caruaru (PE);
  • Petrolina (PE);
  • Mossoró (RN);
  • Caicó (RN);
  • Juazeiro (BA).

Ou seja, para ter acesso ao programa que disponibiliza chip e celular de graça é necessário residir em um dessas localidades. Porém, o governo pretende ampliar o programa aos poucos para se disseminar por todo o território brasileiros.

Se você tem interesse no procedimento, basta estar devidamente cadastrado no Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Isso pode ser feito diretamente em um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da sua cidade. Leve seus documentos pessoas e converse com os servidores da unidade.