Celulite nas pernas: quais são os HÁBITOS que podem favorecer o seu aparecimento?

A celulite é caracterizada por depósitos irregulares de gordura que se acumulam sob a pele, resultando em covinhas principalmente nas pernas. Apesar de já termos compartilhado produtos e ações para tratá-la e preveni-la, algumas pessoas continuam cometendo erros que impedem melhorias na aparência da pele. Por isso, desta vez, vamos destacar os hábitos que podem favorecer o aparecimento de celulite nas pernas.

Celulite nas pernas: quais são os hábitos que podem favorecer o seu aparecimento?
Celulite nas pernas: quais são os hábitos que podem favorecer o seu aparecimento? Foto: Freepik

Celulite nas pernas: quais são os hábitos que podem favorecer o seu aparecimento?

1- Consumo excessivo de álcool e tabaco provoca Celulite nas pernas

Os maus hábitos são uma das principais causas do aparecimento da celulite nas pernas, especialmente quando se trata do consumo de substâncias prejudiciais à saúde, como álcool e tabaco. As bebidas alcoólicas promovem a retenção de líquidos, afetam a função hepática e renal, causam constrição dos vasos sanguíneos e podem resultar no inchaço das pernas, o que favorece o aparecimento da celulite. Além disso, o tabaco não apenas é prejudicial ao coração, mas também compromete a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos. Cada uma dessas consequências contribui para o aparecimento das covinhas nas pernas, também conhecidas como “casca de laranja”.

2- Uso frequente de roupas justas e salto alto ajuda o aparecimento de celulite nas pernas

Roupas justas e salto alto são frequentemente utilizados por muitas pessoas para realçar a figura, parecer mais esbeltas e ter curvas mais acentuadas. No entanto, o uso constante dessas peças pode favorecer o aparecimento de celulite nas pernas, principalmente porque afetam os mecanismos de circulação e bombeamento do corpo. Recomenda-se usar essas roupas apenas em ocasiões especiais e optar por roupas confortáveis e do tamanho adequado no dia a dia. Além disso, após um longo dia, é recomendado elevar as pernas contra a parede e fazer massagens para neutralizar os efeitos dos saltos.

3- Estilo de vida sedentário

Como mencionado anteriormente, a atividade física é uma das melhores formas de otimizar os mecanismos do corpo e melhorar a aparência física. Em contrapartida, um estilo de vida sedentário caracteriza-se pela inatividade, passar longos períodos deitado ou sentado e fazer pouco ou nenhum exercício. As principais consequências disso são obesidade, doenças cardíacas, hipertensão e, é claro, o aparecimento de celulite nas pernas. Portanto, é recomendada a prática diária de pelo menos 45 minutos de atividade física, como dança, caminhada, corrida ou prática de algum esporte.

4- Dieta que favorece o ganho de peso

A alimentação inadequada também desempenha um papel importante no aparecimento da celulite, além da falta de atividade física. É fundamental reduzir o consumo de alimentos processados, ricos em açúcar e sal, pois eles não apenas contribuem para o ganho de peso e o surgimento da celulite, mas também podem levar a doenças significativas. Portanto, se você deseja melhorar a aparência das suas pernas e se sentir saudável, é aconselhável manter uma alimentação rica em alimentos que sejam benéficos para o seu corpo, como aqueles ricos em vitaminas e proteínas.

Melhorar a condição física começa com a adoção de hábitos saudáveis, especialmente quando se trata de reduzir a aparência da celulite, que é muito comum entre as mulheres. Evite os aspectos mencionados acima e incentive-se a cuidar de si mesma para obter ótimos resultados.