Casas de Cultura divulgam a programação cultural de fevereiro em São Paulo

Espetáculos teatrais, musicais, apresentação de blocos e contação de histórias fazem parte da grade de atividades

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, divulga a programação cultural em São Paulo para este mês de fevereiro. Contação de histórias, espetáculos teatrais, musicais e apresentação de blocos integram a grade. Confira abaixo.

Toda Menina Baiana com Paula Knoll – Contação de Histórias

Nesse especial de verão, Paula Knoll faz uma homenagem à Bahia. “Toda Menina Baiana”, tem encantos de personagens femininas, que convidam o público a entrar no clima da Bahia através das mais diversas histórias da literatura brasileira e mundial, que representam as culturas desta região do Brasil.

Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 02/02 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Quinta do Frevo – Pernambucalizando SP – Cia Brasílica – Carnaval

O evento consiste em um encontro com os temas populares do carnaval Brasileiro, em particular do Nordeste. Impulsionada por uma Mini Orquestra Multicultural (frevo) um mestre de cerimônia (prof) e dois dançarinos/monitores, propondo uma viagem carnavalesca através das danças e ritmos (clássicos) do carnaval Pernambucano. De forma plural nas expressões populares do povo Nordestino.

Casa de Cultura Butantã. 02, 09, 16 e 23/02 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos.

Drillers in Performance com Scooby MC – Música

“Drillers in Performance é um evento em formato de apresentações breves no palco onde cada artista canta músicas a quais vem se destacando dentro do estilo e que o público se identifica, trazendo em cada apresentação os elementos a qual dão forma a estética do Drill no Brasil, elementos como forma de rimar, modelos de vestimentas, passos de danças correspondente ao estilo e críticas sociais.

Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 03/02 às 20h. Livre. Grátis. 180 minutos.

Intervenção de graffiti Lina Sô – Grafite

Lina Sô faz um convite a um mergulho seu processo de criação e execução como grafiteira, através de um intercâmbio de ideias e vivências adquiridas pela artista durante sua trajetória no Graffiti a artista faz uma demonstração de sua arte em um painel 4x3m² interagindo com o público entre seu desenho e suas idéias sobre o tema usando do seu ponto de vista peculiar, infantil, preto e materno e com uma perspectiva de uma criança que brinca nas férias.

Casa de Cultura de Parelheiros. 04/02 às 09h. Livre. Grátis. 300 minutos.

Em 7 cordas com Giorgio Passerino – Música

Em sete cordas, Giorgio Passerino tocará e contará um pouco da história do samba brasileiro com seu concerto de violão solo, indo desde o que antecede o gênero musical como conhecemos hoje, através de chorinhos clássicos de Ernesto Nazareth, passando pela pré-bossa nova de Garoto, até a contemporaneidade de Guinga.

Personalidades que marcaram e construíram o samba e a música brasileira como conhecemos estarão todos juntos, compondo um só repertório, de um só Brasil.

Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. 04/02 às 13h. Livre. Grátis.60 minutos.

Pocket Show Encruzilhadas – Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã – Música

ILÚ INÃ é um Bloco afirmativo que simboliza a abertura de caminhos para o povo negro. Encruzilhadas é onde o Ilu Inã encontra caminho e este caminho é feito ao som dos escritos de Beatriz Nascimento e a musicalidade afro diaspórica.

Casa de Cultura Santo Amaro – Manoel Mendonça. 04/02 às 14h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Pré carnaval – Bloquinho da Circle – Contação de Histórias

“O Bloquinho da Circle” vem de forma inédita trazer a alegria do circo para o carnaval da Casa de Cultura. Com artistas circenses o cortejo traz pernaltas, monociclistas com malabares e palhaço, neste bloquinho a diversão é garantida.”

Casa de Cultura Hip Hop Sul. 04/02 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.

Soy Loco Por Ti America – Carnaval na Chico com Las Fanfarronas – Cultura Popular e Tradicional

“Las Fanfarronas” é um sexteto feminino que joga a música e o circo em cena, apresentando performances variadas ao ritmo da Cumbia. Nesta apresentação, que é um espetáculo, o universo circense é embalado por seus temas tradicionais, por cumbias clássicas e também por músicas autorais, sempre com muito bom-humor, destreza e comicidade.

Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 04/02 às 15h. Livre. Grátis. 50 minutos.

Boogie Night Soul mais Funk ladies Boogie Night Soul mais Funk ladies – Música – DJ, MC, Mulheres

Mulheres tem que estar em todo lugar então é comemorado com muita música com DJ mulheres, e apresentação de Mc’s mulheres.

Trazendo vitrine para outras se incentivarem, abrindo portas para novos talentos.

Casa de Cultura São Mateus. 04/02 às 14h. Livre. Grátis. 360 minutos.

Fechado Pra Balanço – Chic In Soul – Música – Samba Rock

A banda Chic In Soul, tem no Sambarock o ponto forte do seu trabalho. Esta apresentação é parte do lançamento do EP chamado “Fechado pra Balanço”. O EP dá nome para a atual turnê da Banda e foi originado numa gravação feita 100% ao vivo com a participação especial do rapper Lito Atalaia.

Casa de Cultura Tremembé. 04/02 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Show Umoja de música e dança – Música

“O grupo Umoja, que na língua africana Swahili significa unidade, está sediado no Jd São Luís (bairro da periferia da Zona Sul de São Paulo). É composto por integrantes com formações e referências artísticas diversas, que partilham da identificação com o universo das culturas populares e afro-brasileiras. O grupo Umoja objetiva contribuir para a difusão e valorização de manifestações culturais que fazem parte do patrimônio cultural popular e afro-brasileiro tais como: o samba de coco, o maracatu de baque virado, o samba de roda, na ciranda e os afoxés, dentre outras.”

Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. 04/02 às 16h30. Livre. Grátis. 90 minutos.

Cortejo & Show – Bloco do Jatobá – Coletivo – Música – Bloco de Carnaval

O bloco do Jatobá traz uma apresentação de cortejo, com sua charanga, elementos circenses e bonecões de Olinda. Além de um “esquenta” no palco do equipamento, com as principais marchinhas do carnaval tradicional de SP.

Casa de Cultura São Miguel. 04/02 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Pré Carnaval – 4 CarnaRap Hip Hop Sul – Música

“CarnaRap 99 Hip Hop Sul folia consciente, é um Festival de Hip Hop no carnaval, realizado nas Casas de Cultura desde 2019 com a participação especial de artistas de Hip Hop da região Sul da Cidade de São Paulo. O projeto tem no comando DJ LLobato, BeatProphano, SLZero, DK, apresentação e performances artísticas, com o próprio DJ Llobato, Czar Hip Hop, MC Pedro da Vila, DeLua Djs entre outros MCs convidados.

Casa de Cultura Hip Hop Sul. 04/02 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Cortejo itinerante Las Fanfarronas – Las Fanfarronas – Cultura Popular e Tradicional – Carnaval

Neste espetáculo, o universo circense é embalado por seus temas tradicionais, cumbias clássicas e músicas autorais, com muito bom-humor, destreza e comicidade. A instrumentação é composta por percussões e saxofones distintos (soprano, alto, tenor e barítono), convidando a uma infinidade de jogos cênicos e sonoros.

Casa de Cultura Raul Seixas. 05/02 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

Bloco Afro é Di Santo – Música

O grupo surgiu no ano de 2010, quando alguns percussionistas resolveram se juntar para fazer música percussiva a partir das suas referências e fazer experimentações e criações.

Casa de Cultura Santo Amaro – Manoel Mendonça. 05/02 às 14h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Parada Geral Projeto Arte da Música Hip Hop

Trazendo a performance dos DJs com elementos do hip hop nesse evento que nós chamamos de Parada Geral.

Casa de Cultura São Mateus. 05/02 às 14h. Livre. Grátis. 360 minutos.

Esquadrão Bombelhaço – Circo Teatro Palombar – Circo

Um espetáculo, que desafia exaltar a gestualidade do palhaço através de uma comicidade lúdica, inspirada em animações do século XX. Um batalhão de bombeiros composto por palhaçxs correm para acabar com um incêndio que tomou conta do picadeiro. Um carro entra em alta velocidade com o esquadrão e os seus equipamentos de combate ao fogo… A tropa atrapalhada inicia seus procedimentos de salvamento entre trombadas, tropeços, saltos na pizza e bofetões.

Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão. 05/02 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos.

Pré Carnaval – Bloco Afro Percussivo Batuquedum – Música

O ritmo baiano do Samba Reggae forma a base musical deste bloco, com muito swing e ancestralidade. Esta cadência musical é a principal vertente interpretada pelo Bloco Afro Percussivo Batuquedum. O repertório é composto por sucessos de artistas baianos, além de versões de outros ritmos e cantores brasileiros, tendo como objetivo proporcionar ao público, atividades artísticas diversificadas contemplando diferentes linguagens e gêneros.

Casa de Cultura Hip Hop Sul. 05/02 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Bloco do Beco – Música

Com mais de 15 anos de estrada, o Bloco do Beco leva para as ruas, festas, eventos, confraternizações, casamentos, aniversários, eventos corporativos, entre outros muito ritmo na levada do batuque, dançando, cantando e encantando, com um repertório amplo, composto com sambas antigos e as tradicionais músicas que agitam os carnavais de rua, em todo o Brasil, além de composições de autoria do Bloco do Beco.

Casa de Cultura Santo Amaro – Manoel Mendonça. 05/02 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Quintal da Xika – Ensaio de Escola de Samba – Música

Com a proposta de cantar e relembrar o que há de melhor no carnaval de São Paulo e Rio, a Roda de Samba Quintal da Xika, preparou um espetáculo musical que relembra sambas enredos memoráveis.

A roda de samba está localizada no bairro de Itaquera, com a intenção de preservar a memória de ilustres baluartes do samba e homenagear o cantor e compositor do gênero samba paulistano Ronald Elias Balvetti, o Xixa e sua esposa Dona Kátia.

Casa de Cultura M’Boi Mirim. 05/02 às 17h. 10 anos. Grátis. 120 minutos.

Em 7 cordas – Giorgio Passerino Música – Violão Brasileiro

Em sete cordas, Giorgio Passerino tocará um pouco da história do samba brasileiro com seu concerto de violão solo, indo desde Noel Rosa, passando por Baden Powell, até Guinga. Personalidades que marcaram e construíram o samba e a música brasileira como conhecemos estarão todos juntos, compondo um só repertório, de um só Brasil.

Casa de Cultura São Miguel. 05/02 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Flavinho Lima: Homenagem a Dominguinhos – Flavinho Lima – Música

Conhecido por sua voz forte e marcante, Flavinho Lima já foi convidado para fazer parte de um grupo de forró chamado Trio Zabumbão, acompanhou diversos artistas brasileiros, um deles foi o Dominguinhos, que fez parte da banda de 2006 até a partida do mestre, viajando por todo o Brasil.

Filho de mãe Pernambucana e pai Paraibano, sempre teve o Nordeste enraizado em suas veias, tendo sido criado ouvindo músicas e artistas tradicionais, como: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e até os violeiros repentistas e samba.

Casa de Cultura Butantã. 05/02 às 18h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Ciência de Chico – Antene-se: Um tributo ao manguebeat – Ciência de Chico – Música – Manguebeat

Ciência de Chico traz um tributo à obra de Chico Science & Nação Zumbi, banda que foi o expoente máximo do movimento artístico e cultural Manguebeat.

Casa de Cultura Itaim Paulista. 05/02 às 18h. Livre. Grátis. 120 minutos.

A Cabaça e o Canto Ancestral – Atelie Afrocultural – Contação de Histórias

Neste trabalho a cabaça se torna meio de expressão e comunicação, através de uma arte narrativa e musical.

A história foi idealizada pelo artista Wil Oliveira, que em cena utiliza uma máscara afro, feita com búzios e cabaça chamada

“Porongo”, que conduz a história, canta e toca os instrumentos.

Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. 07/02 às 16h. Livre. Grátis.60 minutos.

Tricotando Folia – Música

No ritmo pulsante das marchinhas de carnaval, do frevo e de uma releitura da deliciosa canção “ Tico Tico no Fubá”, o grupo Tricotando Palavra entrelaça histórias alegres e poéticas que falam sobre o Carnaval, essa importante festa que faz parte da identidade cultural do País.

Casa de Cultura M’Boi Mirim. 08/02 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Contação de História Brincada – Coletivo coro de histórias contada e cantada – Apresentação Infantil – Recitais e Similares

Com atividades lúdicas, de contar e cantar sua teoria, que amplia a ação inerente na criança, como uma manifestação, em direção ao conhecimento com interação e participação do grupo e diferentes manifestações músicas e brincadeiras das histórias.

Propondo estratégias em permutações com o pensamento Coletivo, proporcionando às crianças espírito colaborativo, através da fala, por meio de repetição das palavras.

Casa de Cultura Guaianases. 09/02 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.

O C.O.R.R.E – Cia Palhadiaço – Circo, trabalhadores de entregas;

Três entregadores palhaces, entre uma corrida e outra sempre se encontram na Adega, estacionam por lá os seus meios de transporte inusitados que utilizam para suas entregas, como: patins, bicicletas, patinetes e pernas de pau para entregas em prédios.

Cansades de serem explorades e mal pagos pelo aplicativo de entrega Mifood, resolvem iniciar uma revolução. Um espetáculo que reúne palhaçada, malabares, mágica, música, acrobacia e manobras radicais, quer saber no que vai dar ?! C.O.R.R.E.!”

Casa de Cultura São Mateus. 09/02 às 10h. Livre. Grátis. 50 minutos.

Uma Mala para dois Palhaços – Teatro Infanto-Juvenil

A Cia Conte Outra Vez traz o espetáculo infantil “Uma Mala para Dois Palhaços”, que tem como objetivo unir teatro, música e contação de histórias para exercitar, junto ao público, a criatividade, imaginação, expressividade e a musicalidade. Adaptando contos ao texto, como: A Galinha Diferente, O Macaco e A Velha, Menina Bonita do Laço de Fita e A Serpente e o Vagalume.

Casa de Cultura Campo Limpo. 10/02 às 14h. Livre. Grátis. 55 minutos.

Eu vim do Norte e vocês tentam buscar um Norte a vida toda – “Victor Xamã – Música – Rap/ Trap Expoente

Reconhecido no Rap Nacional, apelidado pelo público como “Flow Tim Maia” e iniciando sua trajetória de Manaus para o Brasil, Victor Xamã apresenta em suas composições, referências regionais nos elementos R&B, Soul, Trap e Trip hop, transitando entre o clássico ao alternativo.

No Espetáculo Victor Xamã apresenta canções do seu repertório discográfico entre os anos de 2015 a 2022. No palco ao lado de Victor Xamã, acompanha na melodia os músicos; guitarrista, Thiago Ticana e o DJ Diego Lélis.

Casa de Cultura Hip Hop Leste. 10/02 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Alô Carnaval – Chapinha – Música

O projeto: Alô carnaval além de anunciar a chegada do mais popular evento, traz à tona as boas lembranças de canções executadas para matar a saudade dos tempos áureos do Carnaval, entre sambas marcha dos antigos cordões e bailes. O projeto foi realizado da forma mais tradicional possível, com um Coletivo de músicos, harmonia, batuqueiros e intérpretes.

Casa de Cultura Santo Amaro – Manoel Mendonça. 10/02 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

Eu Avisei que eu vinha – Cia Arma?rias – Apresentação Infantil

Unindo circo, teatro físico, máscaras e dança, “Eu avisei que eu vinha” é o segundo espetáculo da Cia Armárias, é inspirado em relatos reais de mulheres do Nordeste, que migraram para São Paulo e foi construído a partir de suas perspectivas, desafios e conquistas. Um atravessamento concreto e subjetivo de mulheres que ousaram mudar de território, de rumo e de trajetória.

Casa de Cultura Butantã. 11/02 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Bloco do Beco – Música

Com mais de 15 anos de estrada, o Bloco do Beco leva para as ruas, festas, eventos, confraternizações, casamentos, aniversários, eventos corporativos, entre outros muito ritmo na levada do batuque, dançando, cantando e encantando, com um repertório amplo, composto com sambas antigos e as tradicionais músicas que agitam os carnavais de rua, em todo o Brasil, além de composições de autoria do Bloco do Beco.

Casa de Cultura M’Boi Mirim. 11/02 às 14h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Memórias dos Quatro Cantos – Memórias dos Quatro Cantos – Música – Carnaval

A intervenção Memórias dos Quatro Cantos visa compartilhar, com base na pesquisa e trabalho construído por 25 anos pelo pernambucano Jorge Luciano (Mestre Fofão do Frevo) e a paulistana Kelly Silva, de forma lúdica e descontraída, algumas manifestações populares brasileiras, como: frevo, maracatus, cavalo marinho, caboclinho, ciranda, capoeira, coco, entre outras.

Casa de Cultura Itaim Paulista. 11/02 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Jam hip hop sul com MPBRAP – Música Popular Brasileira com Ritmo Amor e Poesia – Música

O rapper mineiro, apresenta de forma teatral, performática, dinâmica, autêntica, didática e até poeticamente irreverente, a sua apresentação de Rap, que assim como o seu padrinho GOG, prefere chamar de celebração – a qual transcende o gênero rap e contempla os demais elementos do Hip Hop, com performances do B.boy Ninjinha, da B.girl Chaveirinho, do DJ Claudião e exibição de graffiti.

Casa de Cultura Hip Hop Sul. 11/02 às 16h. Livre. Grátis. 45 minutos.

CarnaRap com Dj Llobato – Hip Hop

Projeto iniciado no ano de 2019, a partir das demandas de artistas de Hip Hop da Cidade Ademar, em parceria com o Movimento Hip Hop da Zona Sul e a Casa de Cultura Municipal Hip Hop Sul. Sempre com a presença e protagonismo dos 4 elementos do gênero Hip Hop, e ainda com a participação efetiva de mulheres negras em suas ações.

Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. 11/02 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Show Umoja de música e dança – Música

O grupo Umoja objetiva contribuir para a difusão e valorização de manifestações culturais que fazem parte do patrimônio cultural popular e afro-brasileiro tais como: o samba de coco, o maracatu de baque virado, o samba de roda, na ciranda e os afoxés, dentre outras.

Casa de Cultura M’Boi Mirim. 11/02 às 17h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Fechado Pra Balanço Chic In Soul – Music – Samba Rock

Banda Chic In Soul, tem no Sambarock o ponto forte do seu trabalho. Esta apresentação é parte do lançamento do EP chamado “Fechado pra Balanço”. O EP dá nome para a atual turnê da Banda e foi originado numa gravação feita 100% ao vivo com a participação especial do rapper Lito Atalaia.

Casa de Cultura Itaim Paulista. 11/02 às 18h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Show: “Lenda Tour” Derick Riadla Hip Hop RAP/ R&B / TRAP

O intuito desta apresentação é o lançamento do novo álbum de “Derick Riadla”” intitulado “`Lenda”, o álbum contará com 12 faixas todas produzidas independente. Com esse novo trabalho o artista visa a ascensão definitiva na cena do rap nacional.

E o contexto que existe por trás do álbum conta com superações, vitórias, vivências, analogias e referências, além de trazer uma diversidade musical muito grande misturando funk, trap, boom bap clássico e muito mais. Essa apresentação dará início a uma grande turnê de lançamento que busca mostrar o conteúdo que trabalhou durante 3 anos.

A apresentação também contará com algumas faixas que o artista produziu depois de fechar o álbum e mais algumas novidades.”

Casa de Cultura São Mateus. 11/02 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Carinho, Amparo e Benção – Espetáculo IYA – Intervenção Artística – Dança

Entre muitos sentimentos nasce o trabalho ÌYÁ, um Samba de Partido Alto que, com versos corpóreos, vem homenagear e reverenciar suas ancestrais por meio poéticas existentes entre a cultura hip hop, o Samba, a música de improviso e suas relações com a ancestralidade negra no processo do fazer dança do jeito Sambrial.

Casa de Cultura São Miguel. 11/02 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Ó Cálice – Música

O grupo de Rap Ô CÁLICE trás em suas canções mensagens positivas em uma trajetória musical desde o ano de 2002.

Casa de Cultura Hip Hop Sul. 11/02 às 19h. Livre. Grátis. 30 minutos.

Show: “Retratos” – Dalecrew Hip Hop RAP/ R&B / TRAP

O show Retratos apresenta o novo trabalho artístico de Dalecrew. Mesclando Rock, Lo-Fi e Trap, o artista inicia sua obra como um personagem instável que se encontra ferido por traumas, crises e relacionamentos amorosos que não deram certo.

Ao longo da narrativa é exposto ao interlocutor vivências, memórias e sentimentos abstratos de uma forma visceral, mas sem perder seu fio poético, construindo assim uma atmosfera que transita entre autoconhecimento, amadurecimento e por fim, a cura.”

Casa de Cultura São Mateus. 11/02 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Odisseia em Construção – Manguebeat – Música

Na estrada desde 2015, a Odisseia em Construção é uma banda “abrasileirada” que traz o peso do Rock nas cordas, o swing percussivo e brilho nos sopros, tudo isso complementado com fortes poesias, que tratam de temas políticos, sociais e o amor.

Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. 11/02 às 20h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Show: “Da Lama ao Topo” Leal Primeiramente Hip Hop – RAP /TRAP/DRILL

Leal é um artista muito versátil e ficou conhecido pela contundência de suas letras, postura com fãs e um engajamento social muito forte ao compor, sempre trazendo reflexões necessárias dentro de flows agressivos mesclado com leves melodias. Em 8 anos como parte do grupo PrimeiraMente, fundado em 2013, por ele, Lucas Gali e Raillow, vem conquistando muito espaço e ouvintes, acumulando 490 mil inscritos no YouTube e gerando mais de 100 milhões de plays nas plataformas digitais. Fora do grupo, participou de projetos importantes para o cenário do rap nacional como Poetas no topo e Perfil ambos realizados pela Pineapple.

Suas colaborações e projetos solos também não deixam a desejar, o Rapper segue sempre inovando, depois de participar de projetos com grandes nomes como 1kilo, ADL e Djonga, ele nos surpreendeu novamente com seu álbum “Visceral” que vem recheado de conteúdo e com participações fortes como Froid, DuDu, L7nnom e o artista português Vado Mas Ki As entre outros.”

Casa de Cultura São Mateus. 11/02 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Gênio X – Música

Apresentação das faixas do álbum de trabalho, lançado em abril de 2022 em divulgação, entre troca de ideias e performances.

Casa de Cultura Hip Hop Sul. 11/02 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

KUADROMBI – Prateleira de Quadrinhos – Intervenção Artística – Literatura

Uma Gibiteca itinerante apelidada de “KUADROMBI” (fusão de Kombi + Quadrinhos), vai invadir as ruas da Casa de Cultura, abrindo caminhos para a formação de novos leitores, estimulando o gosto pela leitura e a produção de histórias em quadrinhos.

Serão realizadas leituras em grupo, debates sobre a sociedade atual, através dos quadrinhos, empréstimos de quadrinhos, além de oferecer uma consultoria editorial para publicação gratuita de novas histórias do gênero, através do Fanzine Xablau.

Casa de Cultura Butantã. 12/02 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos.

Tricotando folia – Contos de Carnaval – Tricotando palavras – Contação de Histórias Infantis

No ritmo pulsante das marchinhas de carnaval, do frevo e de uma releitura da deliciosa canção “Tico Tico no Fubá”, o grupo Tricotando Palavra entrelaça histórias alegres e poéticas que falam sobre o Carnaval, essa importante festa que faz parte da identidade cultural do nosso País.”

Casa de Cultura São Rafael. 12/02 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Demock PRS – Demock PRS – Música -Rock

A banda Demock PRS foi originalmente formada na cidade de Serraria na Paraíba no ano de 2005, ainda lá participou de shows da cidade e festas independentes. Com a mudança para São Paulo em 2010, a banda mudou de formação e continuou os ensaios, em 2011 começou a se apresentar na capital paulista.

A Demock PRS é uma banda de rock que passeia pelos seus subgêneros, em que algumas músicas tem mistura de ritmos do Nordeste.

Casa de Cultura Butantã. 12/02 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Jardim da Titania – Música – MPB

Titania traz uma apresentação cantando músicas autorais e covers. Com sua estética lúdica, trabalhada por meio de cenário e figurinos, voz etérea e repertório, promete transportar o público para uma experiência única, que mescla fantasia, cultura Pop e MPB.

Casa de Cultura Hip Hop Leste. 12/02 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Sons da Natureza – Carnaval dos Bichos! Casa Do Ritmo Cultura Popular e Tradicional – Carnaval; Infantil; Primeira Infância; Bloco de Rua

Vamos brincar de carnaval? Vem com a gente no nosso BLOQUINHO pequeno Folião! Músicos e bailarinas convidam todo o público.

Casa de Cultura Itaim Paulista. 14/01 às 14h e às 16h. 12 anos. Grátis. 120 minutos

Pepé o Pequeno Palhaço – Teatro Infanto-juvenil

Pepé, o pequeno palhaço, fez do cruzamento de uma grande cidade seu picadeiro. Ensaia seus números num terreno baldio próximo dali quando, surpreendentemente, um menino curioso invade seu camarim propondo ser um ajudante de palhaço. A relação secreta entre os dois se estreita com a mútua descoberta dos universos díspares em que vivem e que servem de estímulo à ficção e ao jogo. A infância clandestina dos dois meninos ganha vida através da ficção, oculta numa carroça circense, mas não sabemos por quanto tempo.

Casa de Cultura Santo Amaro – Júlio Guerra. 15/02 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Exposição eu Passarinho – Ulisses Andrade – Artes Visuais

“Eu passarinho” é uma mini exposição onde o artista visual Ulisses Andrade convida a reflexão sobre a liberdade e os maus-tratos aos animais, como tema central dos pássaros.

Composta por 08 itens, traz uma explanação visual, utilizando diversos materiais e cores, que vão desde gaiolas e acessórios (elementos de composição que pássaros têm dentro do cárcere privado), isopor, MDF e telas de pintura, tinta spray, PVA, acrílica e óleo.

Casa de Cultura Freguesia do Ó. 16/02 às 15h. Livre. Grátis. 180 minutos.

Cortejo & Show Bloco do Jatobá – Bloco do Jatobá – Cultura Popular e Tradicional – Carnaval

O bloco do Jatobá traz para o público uma apresentação ímpar, através de um cortejo com sua charanga (banda de música), elementos circenses e bonecões de Olinda. Além do cortejo será apresentado um “esquenta” no palco do equipamento com as principais marchinhas do carnaval tradicional de São Paulo.

Casa de Cultura Itaim Paulista. 16/02 às 17h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Cortejo & Show Bloco do Jatobá – Bloco do Jatobá – Cultura Popular e Tradicional – Carnaval

O bloco do Jatobá traz para o público uma apresentação ímpar, através de um cortejo com sua charanga (banda de música), elementos circenses e bonecões de Olinda. Além do cortejo será apresentado um “esquenta” no palco do equipamento com as principais marchinhas do carnaval tradicional de São Paulo.

Casa de Cultura Raul Seixas. 17/02 às 15h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Em 7 cordas – Giorgio Passerino – Música – Violão Brasileiro

Em sete cordas, Giorgio Passerino tocará um pouco da história do samba brasileiro com seu concerto de violão solo, indo desde Noel Rosa, passando por Baden Powell, até Guinga. Personalidades que marcaram e construíram o samba e a música brasileira como conhecemos estarão todos juntos, compondo um só repertório, de um só Brasil.

Casa de Cultura São Rafael. 17/02 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Cortejo itinerante Las Fanfarronas – Cultura Popular e Tradicional – Carnaval

Nesta apresentação, que é um espetáculo, o universo circense é embalado por seus temas tradicionais, por cambias clássicas e também por músicas autorais, sempre com muito bom-humor, destreza e comicidade. A instrumentação é composta por percussões e saxofones distintos (soprano, alto, tenor e barítono), convidando a uma infinidade de jogos cênicos e sonoros.

Casa de Cultura Itaim Paulista. 17/02 às 17h. Livre. Grátis. 50 minutos.

Samba Rock Serpentina – Samba Rock Serpentina – Música Carnaval

Fundado pelos músicos Rodrigo Pirituba e Thiaguinho Silva, a iniciativa pioneira busca levar a todos (no formato de bloco carnavalesco) essa cultura “afropaulistana”, que se transformou em patrimônio imaterial da cidade de São Paulo.

A particularidade do Bloco é o enfoque nas levadas características do Samba Rock adaptadas para instrumentos de escola de Samba: surdo, caixa, cuíca e tamborim.

Casa de Cultura Freguesia do Ó. 17/02 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Vem sambar mais eu! – Cordão Sucatas Ambulantes – Cultura Popular e Tradicional – Carnaval

O Cordão Sucatas Ambulantes convida o público para uma apresentação onde os participantes vão vivenciar diferentes aspectos do Samba de Bumbo, apresentando características do canto, da dança e do toque dessa manifestação artística cultural de raiz Banto, patrimônio imaterial do estado de São Paulo, reconhecido pelo CONDEPHAAT, e em processo de reconhecimento pelo IPHAN. Único grupo da periferia da cidade de São Paulo nesse processo, o Cordão Sucatas Ambulantes relaciona os saberes ancestrais de Mestres e Mestras do samba de bumbo com o cotidiano vivido na periferia da Zona Leste da cidade a fim de propor possibilidades para uma relação comunitária e afetiva com o território e as pessoas.

Casa de Cultura Raul Seixas. 18/02 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos.

Carnaval São Rafa – Localiza Ai BB – Música

A Cidade Tiradentes é um bairro com mais de 15 Km quadrados, cerca de 300 mil pessoas residindo no extremo leste de São Paulo, apesar de toda extensão ainda ser um bairro carente, onde o entretenimento chega por último, isto quando chegar!

Pensando em trazer o entretenimento e inserir o bairro nos trajetos dos foliões, o Localiza CT lançou o primeiro bloco de rua da Cidade Tiradentes, dando valor ao artista e produtor local, trabalhando junto com organizadores de festas, Dj’s, Drags da Cidade Tiradentes, que é um bairro diversificado mas que ainda tem a diversidade como Tabu.

Casa de Cultura São Rafael. 18/02 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos.

De Férias com Omar – Cremosa Cia de Arte – Intervenção Artística

Federica e Turipi trabalham há muito tempo nas ruas sobrevivendo da cultura do chapéu. No entanto, prestes a iniciarem mais um espetáculo, Turipi anuncia que a apresentação está cancelada, pois não vê mais sentido em continuar fazendo números que, segundo ele, não são virtuosos o suficiente para um público tão exigente como nos dias atuais.

Federica tenta convencê-lo do contrário, mostrando todo o seu talento, porém, sem muito sucesso. Em meio a voltas e reviravoltas, acabam chegando à decisão que irá mudar o rumo dessa história. Decidem tirar férias na praia, mas não sem antes aprenderem tudo sobre as aventuras e desventuras que os esperam no mar.

Casa de Cultura Brasilândia. 18/02 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Celebrando o Samba da Bumbo – Samba Lenço de Mauá – Cultura Popular e Tradicional – Carnaval

O grupo Samba Lenço de Mauá, trata-se de um legado transgeracional que pratica e preserva a tradição de uma manifestação cultural afro-brasileira que se desenvolveu desde a época da escravidão nas zonas rurais paulistas.

Casa de Cultura Raul Seixas. 18/02 às 15h. Livre. Grátis. 50 minutos.

Show Ametista – Sonho – Música

A apresentação “Ametista’’ promete fazer seus espectadores sentirem a vida através das letras e melodias que Sonho traz em cada música. Abordando tópicos como: saúde mental, afeto, negritude, questões sociais, amor próprio e suas vivências sendo ume artista jovem, prete, não binárie e de periferia. Juntamente com a influência sonora dos ritmos Rap, Trap, Funk, Jazz, Reggae e diversos outros estilos musicais, Sonho mostra que a vida pode ser dura e caótica mas também lembra que a beleza se encontra na sua simplicidade, no conhecimento do seu passado e na busca das realizações do que seu coração mais deseja.

Casa de Cultura Brasilândia. 18/02 às 16h. 14 anos. Grátis. 60 minutos.

Shawty Sounds 2° edição – Shawty Sounds – Música

O Dancehall é um estilo musical popular jamaicano que nasceu no fim da década de 1970. O termo também designa o tipo de dança associada ao gênero musical. Shawty Sounds nasce com intuito de difundir essa cultura cada vez mais efervescente dentro do contexto periférico, servindo como um momento em que os jovens são acolhidos e têm os ritmos jamaicanos como um refúgio.

Casa de Cultura Brasilândia. 18/02 às 17h. Livre. Grátis. 300 minutos.

Cia Variante – Teatro Infantil

Inspirada numa poesia de Bertolt Brecht, a Cia. Variante apresenta sua terceira obra, na qual um grupo de crianças faz uma expedição para encontrar o autor do livro.

No enredo os personagens querem mudar os rumos de suas vidas e de todas as pessoas que sofreram com fatos. Nesse caminho, será possível desvendar pequenas particularidades que permeiam a vida de muitos personagens que embarcam nessa aventura, os medos, a amizade verdadeira, o amor, os sonhos, a saudade e a pureza da infância.

Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão. 18/02 às 16h. Livre. Grátis. 70 minutos.

Cirandando – Vem brincar – Cultura Popular e Tradicional – Cirandas

A intervenção musical Cirandando, propõe um cortejo brincante pelos ritmos, danças e brincadeiras populares do nordeste. A viagem musical começa na bahia, com brincadeiras e cantigas tradicionais do recôncavo baiano, passa pelo pernanbuco onde brinca com as diversidades de personagens e trupes do cavalo marinho e finaliza na paraíba, brincando cantando e dançando os diversos tipos de coco de roda. Nesse passeio musical, as crianças são convidadas a conhecer mais o nordeste brasileiro as danças e os ritmos que ainda hoje vemos presente no sudeste preservadas por meio da memória ancestral.

Casa de Cultura Tremembé. 19/02 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Banda Namoral – Axé 90 – Banda Namoral -Axé 90 – Cultura Popular e Tradicional

Banda Namoral – Axé 90, juntos eles estão na estrada com um repertório voltado aos grandes sucessos do Axé Music dos anos 90 e 2000. Entre eles Chiclete com Banana, Asa de Águia, Banda Eva, É o Tchan, Terra Samba, Jammil e uma Noites e muito mais…”

Casa de Cultura Tremembé. 19/02 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Jah É – Jah É – Música – Carnaval

Os estilos musicais predominantes no repertório do bloco são o reggae, o samba reggae e vertentes como raggamuffin e ijexá. O Bloco Jah É impunha estandarte nas cores preto, verde e amarelo em referência às cores da bandeira da Jamaica, berço do reggae e um dos principais pólos de cultura periférica do mundo. O coletivo valoriza e busca disseminar a cultura reggae e samba reggae como cultura genuinamente periférica justamente pelo histórico de racismo e perseguição policial que manifestações culturais com origem nas favelas sempre sofreram mundo afora. Multiplicar a música, os ritmos, as cores, os afetos, os sorrisos e principalmente as vozes das periferias através do Carnaval de Rua e da cultura reggae é o objetivo do Bloco Jah É.

Casa de Cultura Freguesia do Ó. 20/02 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos.

As cores do Reggae – AKIÒ – Música – Carnaval

AKiÓ é um coletivo de música voltado ao Carnaval de Rua de São Paulo criado em março de 2017. A inspiração do nome AKiÓ se dá através da canção Punk da Periferia, de Gilberto Gil, que homenageia o bairro da Freguesia do Ó. O Pavilhão do AKiÓ carrega as cores do reggae – verde, amarelo e vermelho – traz uma mão fazendo o sinal de OK, simbolizando com bom humor tudo bem, tudo tranquilo.

Casa de Cultura Freguesia do Ó. 21/02 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos.

Jéssica Gaspar Jéssica Gaspar – Música – Samba/MPB

Após lançar o single Capim Dourado, a cantora Jéssica Gaspar apresenta toda sua potência em uma apresentação dançante com músicas de sua autoria.

Casa de Cultura Guaianases. 21/01 às 16h. Livre. Grátis. 40 minutos.

Bloquinsa do Ritmo – Música

Vamos brincar de carnaval? Vem com a gente no nosso BLOQUINHO peho – ”O Carnaval dos Bichos” – Caqueno Folião! Músicos e bailarinos convidam todo o público para dar um passeio nas paisagens sonoras das florestas e também conhecer os ritmos que embalam a maior festa popular do mundo, o Carnaval! Marchinha, frevo e samba comandam o ritmo em uma apresentação para brincarmos e dançar todos juntos!

Na natureza, os animais brincam com sons de pergunta e resposta, são melodias que se completam com harmonia!

Passarinhos, grilos, macacos, onças: quais sons são graves? Quais são agudos? Vamos brincar e conhecer a música da floresta e da roça e seus grandes cantores: Os Bichos!

Casa de Cultura Brasilândia. 24/02 às 15h. Livre. Grátis. 80 minutos.

Funk & Literatura Periférica: apresentação do Slam do Pico + apresentação dos Menor Revelação – Funk e Slam

O coletivo de batalha de poesias Slam do Pico (composto por Larissa Cordeiro, Igor Chico e poetas convidados) se une ao Os Menor Revelação, time de MC’s de funk (que nasceu na Brasilândia) composto por MC MW, MC MG da SP, MC MKT e MC GH da Capital, para uma apresentação artística que pretende unir a poesia falada de Slam e a música funk, ambas frutos da cultura periférica.

Casa de Cultura Brasilândia. 24/02 às 17h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Show MC Luanna – Música – Funk / Trap Funk

Em ascensão na cena cultural paulista, MC Luanna (27) narra sua história enquanto mulher preta e favelada com seus versos repletos de sentimentos.

Através de sua arte, Luanna se mantém fiel às suas verdades utilizando seu vocabulário cotidiano, onde traz expressões e gírias utilizadas na rua para suas obras e se aproxima do seu público com seu dialeto. Desde o lançamento de Kit Rosa (2020), seu primeiro single, a artista vem mostrando sua autenticidade e ganhado espaço junto a nomes igualmente talentosos do Trap e rap nacional, como as parcerias com Danzo em Iphone 12 (2021) e A Julia Costa em Set AJC (2021). Incentivando o empoderamento feminino periférico, MC Luanna mantém como base de suas composições a garra e a segurança da mulher preta de favela, servindo de inspiração para as jovens de sua comunidade.”

Casa de Cultura Hip Hop Leste. 25/02 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Samba do Congo – Cordão Samba do Congo – Música

A Frente de Resistência Samba do Congo tem com objetivo difundir, valorizar e incentivar a arte por meio da composição musical, em especial do samba autêntico, resgatando a raiz do samba paulista e a cultura afro-brasileira, promovendo assim a inserção social e cultural por meio da história deste gênero genuinamente brasileiro. Esta educação informal aliada ao capital cultural dos componentes e a possibilidade da prática do exercício intelectual de maneira descontraída e prazerosa incentiva a inspiração dos freqüentadores, de maneira que estes passem então a compor novos sambas, além de atuarem como agentes multiplicadores deste conhecimento e aproxima a vanguarda à velha guarda, preservando assim a beleza da nossa memória comum.

Casa de Cultura Brasilândia. 25/02 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.

Blackevollution – Aliança da Leste – Música – Rap

Apresentação musical do Aliança da Leste que, desde 2011 realiza encontros e eventos em torno do Rap e da Black Music.

Casa de Cultura Raul Seixas. 25/02 às 15h. Livre. Grátis. 50 minutos.

Sarau Drag – Híbridos Produtora – Sarau

Evento presencial com duração de 120 minutos e será mais que um encontro, vamos promover as artistas convidadas.

Queremos enxergar a possibilidade de circulação, de autonomia financeira e criativa através do reconhecimento, valorização da pessoa e de toda sua dedicação ao social nas periferia, pessoas que promovem a cultura, como ferramenta para contribuir com a educação e a extinção do preconceito. Nossa maior luta é para que as pessoas LGBTQPIA+ sejam protagonistas de suas próprias narrativas e vivências.

Casa de Cultura Brasilândia. 25/02 às 17h. 14 anos. Grátis. 120 minutos.

Do mestre ao sol. Uma homenagem à família Madureira – Bloco Ariranu Suasssunga – Música – Carnaval

O bem humorado Bloco Arrianu Suassunga, que desfila no carnaval paulistano desde 2015, tem como proposta a irreverência e o humor, utilizando como base as danças, os ritmos e os cantos populares brasileiros em sua performance contemporânea. Com sua Orquestra de Alfaias, brinca com os ritmos tradicionais brasileiros como maracatu, afoxé, coco, caboclinho, entre outros, onde além de resgatar um repertório popular, faz o povo cantar, dançar e brincar.

Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão. 25/02 às 17h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Sarau da Brasa – Sarau

O Sarau da Brasa traz uma roda de poesias e lançamento das últimas três publicações do coletivo. Um espetáculo litero-musical que reúne integrantes do Sarau da Brasa acompanhados de tambores, cantos e palmas, convidando o público a trançar os versos da literatura periférica.

Casa de Cultura Brasilândia. 25/02 às 18h. Livre. Grátis. 75 minutos.

Betinho Menino Valente – Triatos Produções Artísticas – Teatro Infantil – Infanto Juvenil

Betinho, o Menino Valente, mistura fantoches e atores para trazer a história de um menino que sofre bullying devido ao seu déficit de atenção. Porém, ao conhecer o mágico palhaço Kandac, a vida do menino toma um rumo bem diferente. Um texto que provocará reflexões e questionamentos importantes aos pais e educadores a respeito dos problemas e potencialidades presentes no espaço escolar.

Casa de Cultura Freguesia do Ó. 25/02 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

CarnaCasarão – Unidos do Swing – Circo – Carnaval

Desde 2014 o Bloco Unidos do Swing atua nas ruas e espaços culturais de São Paulo unindo as linguagens do circo, da dança e do swing jazz no formato de fanfarra: móvel, acústica, dinâmica, performática e interativa.

Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão. 25/02 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Mina Criis – Música – Trap / Funk Trap

Cristiane, mais conhecida como Mina Criss, nascida em 1999. Nascida e criada na favela do caixão, periferia da Baixada Santista. Filha de um casal abençoado e duas irmãs Maravilhosas.

Aos 16 anos mudou-se para Itapetininga, interior de SP, começou a frequentar as batalhas de rima em praças e cidades vizinhas da região. Passando por mudanças desde então, entre altos e baixos, se encontrou na música e segue “cantando” para mostrar o que faz de melhor.

Casa de Cultura Hip Hop Leste. 25/02 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Show: “Só Slatt” – DaLua – Música Trap

O espetáculo “Só slatt” é um show musical que une originalidade e ousadia do gênero trap buscando a excelência. O projeto tem como concepção a apresentação de canções inéditas do cantor e compositor DaLua.

Só Slatt foi produzido por diversos produtores de músicas da cena do Rap e Trap br, a apresentação tem como objetivo, oferecer um produto inédito envolvendo dj e teclado ao vivo!

O tema principal que conceitua as canções desse trabalho é o compartilhamento de bagagem emocional do artista entre as pessoas, trazendo a melhor apresentação de Trap Br.

Casa de Cultura Hip Hop Leste. 25/02 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Aconchego – UmBrado – Música

Uma apresentação que exalta a poesia cotidiana e os olhares aos quais não percebidos diante do próximo. Nessas andanças musicais o grupo traz características como: a aproximação, a prosa e a escuta.

O Repertório de Aconchego abraça e acolhe. A apresentação traz um conceito intimista, misturando ritmos regionais com a levada de nossa musicalidade Pop Rock.

Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão. 26/02 às 18h. Livre. Grátis. 50 minutos.

Retratos Dalecrew – Música – Hip Hop

Retratos apresenta o novo trabalho artístico de Dalecrew. Mesclando Rock, Lo-Fi e Trap, o artista inicia sua obra como um personagem instável que se encontra ferido por traumas, crises e relacionamentos amorosos que não deram certo.

Ao longo da narrativa é exposto ao interlocutor vivências, memórias e sentimentos abstratos de uma forma visceral, mas sem perder seu fio poético, construindo assim uma atmosfera que transita entre autoconhecimento, amadurecimento e por fim, a cura.

Casa de Cultura Hip Hop Leste. 26/02 às 20h. Livre. Grátis. 45 minutos.

Show: “Carbono” – Nego Max – Hip Hop – RAP / BOOMBAP

Com trajetória no RAP, além das suas principais influências musicais, Nego Max, 29 anos, vem ganhando cada vez mais destaque na cena.Natural de Volta Redonda (RJ), porém criado na cidade de Taubaté (SP), o Mc tem diversos trabalhos lançados em parceria com grandes nomes do Rap Nacional, como Sant,Síntese, Leal, Djonga, etc.

Com criação extremamente rígida por seus familiares religiosos, Nego Max teve uma educação bastante regrada.

Teve o seu primeiro contato pessoal com o Rap nos roles undergrounds que ele e seus amigos faziam.

Em 2010 criou o seu primeiro grupo de Rap em parceria com seu primo RBO, Star Choc e o M16, chamado de “Mentes Construtivas”, onde descobriu o poder que as palavras traziam.

Depois disso, Nego M integrou a banda “Mister Tchooses”, o permitindo ter contato com outros gêneros musicais, como o funk, reggae, samba e o rock, “era um verdadeiro ‘Rap-rock’nroll-psicodelia-hardcore-e-ragga'”.

Casa de Cultura São Mateus. 18/02 às 15h30. Livre. Grátis. 60 minutos.

Carnaval na Leste – Mulheres do ABC – O Bloco Cultura Popular e Tradicional – Bloco percussivo

Uma coletiva de mulheres que se fortalecem através da música. Se reconhecendo enquanto potência política e artística na cena do Abc Paulista.

Multiplicando saberes e promovendo acolhimento através da cultura popular. Temos como missão, disseminar a cultura dos ritmos afro brasileiros através de shows, oficinas e ensaios abertos. Fomentando o debate de gênero e proporcionando a construção e articulação de redes de mulheres.

Casa de Cultura São Mateus. 25/02 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Tricotando folia – Contos de Carnaval – Tricotando palavras – Contação de Histórias – Infantil

No ritmo pulsante das marchinhas de carnaval, do frevo e de uma releitura da deliciosa canção “Tico Tico no Fubá”, o grupo Tricotando Palavra entrelaça histórias alegres e poéticas que falam sobre o Carnaval, esse importante festa que faz parte da identidade cultural do nosso País.”

Casa de Cultura São Mateus. 23/01 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Em 7 cordas – Giorgio Passerino – Música – Violão Brasileiro

Em sete cordas, Giorgio Passerino tocará um pouco da história do samba brasileiro com seu concerto de violão solo, indo desde Noel Rosa, passando por Baden Powell, até Guinga. Personalidades que marcaram e construíram o samba e a música brasileira como conhecemos estarão todos juntos, compondo um só;

Casa de Cultura São Mateus. 25/02 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Perfil – Adilson Aragão Semi Novos & Ousados Música – Rock

A apresentação tenta retratar o perfil de Adilson Aragão Semi Novos & Ousados, com músicas própria se parcerias de Adilson Aragão inclusive com Carlos Dafe (príncipe da Soul Música Brasileira), A apresentação é totalmente eclético, indo do Samba ao Rock, passando por Reggae, Xote,

Casa de Cultura São Miguel. 25/02 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos.

GXbez – Música – Hip Hop

GXBEZ, rapper da zona leste, Itaquera, está agregando sua arte no Trap feminino desde 2018, trazendo para o underground uma estética voltada para a periferia, onde em suas letras contam algumas vivências e ostentações que almeja, sempre foi envolvida no meio musical, porém, como fotógrafa de bandas de rock, onde hoje em dia como rapper não pode deixar de trazer sua essência de rockstar.

Com mais de 12 feats e um EP, intitulado “UH!”, GXBEZ se define como uma rapper de eras, do rock ao funk, não liga de misturar estéticas e se mostrar real em seus trabalhos musicais.

Casa de Cultura Hip Hop Leste. 26/02 às 19h. Livre. Grátis. 45 minutos.

Evandro Bene – Evandro Bene – Música

O Forró de Pé de Serra, show no qual o Doente do Pé passeia pela história da música nordestina com muitos Xotes, Baiões, Côco, Xaxado e Arrasta-Pés. Apresenta um pouco do repertório da banda nestes mais de 10 anos de trajetória, com arranjos próprios, que ressaltam músicas de compositores como: Alceu Valença, Antônio Barros, Falamansa, Dominguinhos, Zé Ramalho, Jacinto Silva, Accioly Neto, Vital Farias, João do Vale, Anastácia dentre outros.

Casa de Cultura Freguesia do Ó. 26/02 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Circo Circo, malabarismo – Esportes Malabarísticos

Dois malabaristas cômicos acham que são exímios esportistas e resolvem mostrar ao público como são versáteis, pois imaginam que podem disputar em diversas modalidades das Olimpíadas. Como entendem mesmo é de malabarismo acabam dando um show malabarístico com os diversos materiais esportivos.

Casa de Cultura São Mateus. 28/02 às 10h. Livre. Grátis. 50 minutos.