Bolsonaro inaugura centro de radar antidrogas perto da Bolívia e Paraguai
Bolsonaro inaugura centro de radar antidrogas perto da Bolívia e Paraguai
O presidente brasileiro Jair Bolsonaro inaugurou nesta terça-feira um novo centro de radar que será usado para operações de controle aéreo e combate ao narcotráfico e está localizado próximo à fronteira do país com a Bolívia e o Paraguai.
“Este novo centro vai colaborar muito no combate às drogas”, afirmou o presidente na cerimónia, na qual sublinhou o empenho do seu Governo contra o narcotráfico e armas, crimes com forte impacto nas fronteiras do Brasil com esses dois países.
>Eleições 2020: começa hoje prazo para nomeação de mesários
O novo centro de radar vai operar a partir desta semana no aeroporto de Corumbá, no estado de Mato Grosso do Sul e a 20 quilômetros da fronteira com a Bolívia e cerca de 250 quilômetros da fronteira com o Paraguai, onde as autoridades brasileiras mantêm que muitas das drogas ilícitas consumidas no país transitam.
De fato, em operação realizada pouco antes da cerimônia e que incluiu batidas em outros 13 dos 27 estados do país, a Polícia Federal desmantelou uma quadrilha internacional do narcotráfico e apreendeu inúmeros bens que incluíram sete aviões, um dos quais Eu estava no aeroporto de Corumbá.
O novo sistema está equipado com um moderno conjunto de radares que incluem alguns especializados no controle de aeronaves que voam a baixa altitude , como costuma acontecer com as utilizadas por grupos de narcotraficantes ou engajadas em outras atividades ilegais.
Os radares de vigilância, de aplicação civil e militar, foram fabricados pelo grupo francês Thales e são eficazes em um raio de cerca de 400 quilômetros, portanto, cobrirão praticamente toda a área de fronteira do estado de Mato Grosso do Sul.