Bolsa Família: golpe no WhatsApp promete pagamento adicional a beneficiários

Aproveitando-se da pandemia do coronavírus (Covid-19) em todo território nacional, quadrilhas estão aplicando golpes através do envio de links via aplicativo de mensagem WhatsApp e redes sociais afirmando que os beneficiários do Bolsa Família receberão o valor de R$ 470 para comprar luvas e máscaras.

No texto do falso site, a população é informada que trata-se de uma nova medida liberada pelo ministério da cidadania para reforçar os cuidados contra o coronavírus.

Ao clicar no link, o usuário é redirecionado para um falso portal do governo, que inclusive, apresenta a logo oficial do projeto e do ministério responsável por sua administração, eles são convidados a fornecer seus dados pessoais.

Antes disso, eles precisam responder as seguintes perguntas: “Você é beneficiário do Bolsa Família?”; “Já fez seu saque no valor de R$ 470?”; “Você gostaria de fazer o agendamento do saque?”.

Na sequência é solicitado o preenchimento de um formulário, onde o mesmo devem informar dados como o nome completo, endereço, CPF, número do cartão cidadão ou do Bolsa Família e senha.

Por fim, a vítima é convidada ainda a compartilhar o mesmo link com sua rede de contatos, espalhando a fraude sem seu conhecimento.

A fim de convencer o usuário a cair no golpe, e com objetivo de tornar a ação ainda mais verdadeira, os criminosos utilizaram supostos depoimentos de beneficiários alegando que já receberam o valor. A caixa de mensagens do site consta uma série de relatos falsos de como a quantia vem sendo utilizada pelos “recebedores”.

Com os dados enviados, os integrantes da quadrilha podem, além de sacar os benefícios do Bolsa Família, FGTS e demais auxílios do governo, criar empresas falsas por meio da utilização da documentação enviada.

Polícia Federal em alerta sobre o golpe no Bolsa Família

A informação já foi passada para Polícia Federal que solicita que as pessoas que receberem o link não o acessem. O órgão reforçou que, por mais errado que seja, esse tipo de golpe já se tornou comum em situações de crise, explicando que diversas quadrilhas se aproveitam do momento de medo e fragilidade dos cidadãos para extorqui-los.

Com objetivo de evitar mais transtornos, a polícia pede para que as pessoas estejam atentas aos conteúdos acessados e evitem repassar links e correntes por suas redes sociais e demais aplicativos de comunicação.

“Neste caso, os golpistas utilizam indevidamente o programa Bolsa Família, voltado para a população de baixa renda, a fim de atrair esse público que, eventualmente, possa ter alguma dificuldade financeira tendo em vista o alastramento do Covid-19 para induzir e enganar as pessoas”, alertou a PF, por meio de uma nota à imprensa.