Benefícios do leite de castanha e como fazer de castanha-do-pará e de caju. Leite de castanhas é uma bebida vegetal muito utilizada para substituir o leite no estilo de vida vegano e também por quem não pode ingerir lactose.
Cada vez mais popular no mercado, é possível encontrar essa bebida nos supermercados, mas também é bem fácil prepará-la em casa, o que é mais econômico, além de mais fresco, pois você controla a data de fabricação e validade.
Veja quais são os benefícios e também receitas para fazer versões com diferentes tipos de castanhas.
As castanhas de todos os tipos são frutos oleaginosos que têm como principal característica serem ricos em gorduras saudáveis para o organismo humano.
As gorduras, também chamadas de lipídios, estão entre os macronutrientes essenciais que todo mundo precisa ingerir todos os dias para a boa manutenção da saúde.
Além disso, o leite de castanhas, tanto do pará quanto de caju, é uma bebida rica em vitamina K, magnésio, selênio e ferro, nutrientes que exercem importantes funções para a boa saúde.
Ou seja, não há qualquer malefício no consumo desse tipo de bebida. Inclusive, se quiser comprar uma versão industrializada, pode conseguir tipos fortificados com ainda mais vitaminas e minerais para reforçar o seu plano alimentar.
– Kombucha: Entenda os benefícios, como fazer e como tomar esta bebida
Claro, não se pode esquecer que essas bebidas são isentas de lactose, a proteína do leite que faz muitas pessoas sofrerem com sintomas desagradáveis ao ingerir.
Então, a bebida de castanhas é um ótimo substituto em diversas receitas para quem não quer ou não pode ingerir a lactose.
Como viu, só há motivos para incluir um leite de oleaginosas na sua rotina alimentar, mesmo que não seja vegano nem tenha problemas com o consumo da lactose.
Você pode ao menos experimentar uma dessas receitas e começar a utilizar em outras receitas para ampliar as possibilidades do seu cardápio, até porque são bem fáceis de fazer em casa.
Receita leva somente as castanhas e água. O segredo está no preparo. Depois de pronto é só deixar na geladeira e consumir como o leite de vaca.
Castanhas-de-caju cruas: 1 xícara (chá);
Água filtrada: 720 ml ou a gosto para dar a consistência desejada.
Coloque as castanhas em uma tigela e cubra com água para que elas amaciem. Deixe de molho por 8 horas;
Passado esse tempo, escorra as castanhas da água e lave-as bem em água corrente;
Coloque as castanhas no liquidificador e adicione a água. Bata tudo durante 1 minuto;
Passe o leite batido por uma peneira e está pronto. Armazene em um frasco de vidro esterilizado e bem fechado na geladeira.
– Formas diferente de consumir o chá de canela e aproveitar os benefícios
Essa receita do Presunto Vegetariano é tão simples quanto a primeira. Vale a pena experimentar os dois para saber de qual sabor você vai gostar mais, sendo que ambos são adocicados e suaves.
Castanhas-do-pará: 1 xícara (chá);
Água filtrada: 3 xícaras (chá);
Água: para deixar as castanhas de molho.
Coloque as castanhas-do-pará em uma vasilha, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 8 horas;
Escorra, lave e coloque em um liquidificador juntamente com a água filtrada e bata por 1 minuto;
Em seguida coe em peneira bem fina, tecido ou use um filtro de pano. Se necessário, coe mais uma vez, para ficar bem fino. Está pronto!
– Descubra benefícios do Chá de Banana que vão te fazer beber sempre