Auxílio Brasil bloqueia benefício de milhares de inscritos; entenda

Segundo o Ministério da Cidadania mais de 64 mil famílias tiveram a parcela do Auxílio Brasil bloqueada.

Auxílio Brasil
Foto: Sidney de Almeida /Shutterstock.com

Auxílio Brasil bloqueia benefício de milhares de inscritos; entenda.

A Caixa já encerrou o pagamento do Auxílio Brasil para o mês de janeiro, porém, para muitas famílias a notícia não foi positiva no último mês.

>>Auxílio Brasil libera depósitos do último pagamento de janeiro

Segundo o Ministério da Cidadania mais de 64 mil famílias inscritas do programa tiveram a parcela do Auxílio Brasil bloqueada em janeiro por informações inconsistentes no cadastro.

Vale lembrar que na folha de pagamento de janeiro foram incluídas mais de 3 milhões de novas famílias no programa social.

>>Núcleo básico do Auxílio Brasil é composto por 4 benefícios em dinheiro; entenda

Esta inclusão é fruto de uma promessa do governo de zerar a fila de espera e conceder o benefício para aqueles que já estavam inscritos no Cadastro Único e cumpriam com todos os requisitos para receber o auxílio.

Entretanto, os inscritos devem ficar atentos pois a adesão no programa não é o suficiente para garantir o recebimento do benefício ao longo do tempo. Para não ter problemas com o pagamento bloqueado ou cancelado permanentemente a família deve cumprir as condicionalidades exigidas na lei que institui o Auxílio Brasil.

>>Como se inscrever no Cadastro Único para receber o Auxílio Gás

Auxílio Brasil bloqueado: o que fazer?

Existem diversos motivos que podem fazer o pagamento do Auxílio Brasil ser bloqueado. Deixar de atualizar as informações do Cadastro Único é um dos mais comuns.

Portanto, atualizar o Cadastro Único no prazo máximo de dois anos é obrigatório para que o inscrito permaneça na base de dados do governo e possa ser contemplada pelos programas sociais e de transferência de renda.

>>BPC aumenta valor de pagamento em 2022; veja quem tem direito

Para o Auxílio Brasil é fundamental que a família mantenha as informações sobre a renda do grupo familiar, endereço e telefone de contato e alterações a respeito do nascimento ou morte de algum membro atualizadas para que não sejam encontradas inconsistências.

Sendo assim, para solucionar as pendências no cadastro e continuar recebendo o benefício nos próximos meses o responsável familiar deverá buscar informação sobre o problema que gerou o bloqueio da parcela no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social ou nas prefeituras locais.

>>Auxílio Gás libera R$ 52 para mais de 5 milhões de famílias; veja calendário

Outra maneira de recorrer do bloqueio do Auxílio Brasil é procurar atendimento no setor responsável pelo Cadastro Único na sua cidade para atualizar os dados de inscrição da família.