O arroz é um ingrediente culinário que pode ser um alimento muito saudável com o qual se podem fazer preparações deliciosas. No entanto, devido a um estudo realizado pela Organização de Consumidores e Utilizadores (OCU), este alimento pode já não ser a melhor opção para a sua saúde, uma vez que foi encontrada uma substância irregular.
A OCU realizou uma investigação onde foram analisadas mais de 130 amostras de vários tipos de arroz, bem como seus derivados.
Nesta investigação, descobriu-se que algumas continham arsênico, uma substância inorgânica que tem sido relacionada com o desenvolvimento de câncer e outros problemas de saúde, como diabetes, problemas dermatológicos, lesões hepáticas ou renais, entre outras doenças degenerativas. Por esta razão, é importante saber quais tipos de arroz contêm quantidades inadequadas de arsênico.
Entre os tipos de arroz analisados pela OCU, foi detectado que o arroz integral e as panquecas de arroz apresentam um elevado teor de arsênico. Valor que ultrapassa o valor restritivo estabelecido pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar, uma vez que o máximo que uma pessoa pode consumir é de 0,3 microgramas para cada quilo do seu peso.
Segundo a OCU, o arroz integral analisado continha 131 microgramas de arsênico por quilo. Enquanto as panquecas de arroz chegavam a 139 microgramas dessa substância nociva em cada quilo.
No entanto, a origem desses alimentos ainda é desconhecida, já que na rotulagem dos produtos não mencionou se o arroz é asiático ou produzido internamente.
Embora a substância encontrada nesses dois produtos seja prejudicial à saúde, a Organização de Consumidores e Usuários tem algumas recomendações para evitar consumir arsênico e contaminar o organismo. Uma delas pode ser cozinhar e lavar o arroz para eliminar o arsênico. Além de não consumir uma grande quantidade de arroz integral e também bolos de arroz.
Apesar desta descoberta da OCU, os alimentos integrais continuam a ser uma opção saudável. No entanto, recomendamos que leia os rótulos antes de os comprar no supermercado para evitar encontrar produtos inadequados