Atenção: 10 coisas para NUNCA limpar ou lavar com vinagre

O vinagre é versátil, mas seu ácido também pode ser problemático. Que coisas não podem ser limpas com este produto?

Se você está preocupado com a limpeza da sua casa, existem diversas dicas domésticas a considerar, muitas das quais envolvem o uso de vinagre. Esse potente ingrediente doméstico é capaz de combater gordura e sujeira em superfícies de cozinha, plásticos e até pinturas de automóveis. No entanto, é fundamental saber onde não utilizá-lo.

O vinagre é amplamente reconhecido por donas de casa ao redor do mundo devido à sua capacidade de limpar e desinfetar. Sua popularidade também é atribuída ao fato de ser econômico, não conter produtos químicos agressivos e não provocar alergias. Além disso, sua versatilidade o torna a opção preferida para decompor materiais e eliminar agentes bacterianos de diversas superfícies. No entanto, o vinagre pode ser corrosivo ou até mesmo ineficaz em certas superfícies. Essa infamação é importante e surpreendente!

Atenção: 10 coisas para nunca limpar ou lavar com vinagre
Atenção: 10 coisas para nunca limpar ou lavar com vinagre

Atenção: 10 coisas para nunca limpar ou lavar com vinagre

Abaixo, listamos 7 itens que você não deve limpar com vinagre:

  1. Superfícies de granito e mármore: O vinagre não é adequado para esses materiais, pois pode danificar seu acabamento macio e brilhante devido à sua acidez.
  2. Pisos de pedra: Evite vinagre, bem como amônia e limão, para limpar essas superfícies. As pedras podem sofrer alterações de textura e cor, necessitando de polimento para restaurar sua forma original.
  3. Móveis encerados: A cera e o vinagre não são compatíveis, e o uso combinado pode tornar a superfície opaca. É melhor evitar produtos químicos adicionais nestes móveis.
  4. Roupas com alvejante: O alvejante é eficaz para branquear roupas e eliminar odores, mas combiná-lo com vinagre pode danificar suas peças. Essa mistura pode até ser prejudicial para roupas como camisas pólo, calças e meias.
  5. Pisos de madeira: A madeira e o vinagre não combinam. O uso de vinagre pode prejudicar o acabamento da madeira.
  6. Miçangas e joias: Evite aplicar vinagre em itens feitos de calcário, carbonato de cálcio ou joias com contas. O ácido do vinagre pode causar uma reação que é melhor prevenir.
  7. Dispositivos Eletrônicos: As telas de smartphones, tablets e computadores, bem como outros componentes eletrônicos, são sensíveis. O vinagre pode corroer os revestimentos protetores e danificar os circuitos.
  8. Eletrodomésticos de Ferro Fundido ou Alumínio: O vinagre pode corroer esses metais, causando descoloração e possivelmente comprometendo a integridade do material.
  9. Rejuntes de Azulejos: Embora o vinagre possa ser eficaz na remoção de mofo e bolor de algumas superfícies, ele pode descolorir ou deteriorar o rejunte de azulejos, especialmente se for à base de cimento.
  10. Lâminas de Facas: O vinagre pode tornar as lâminas das facas opacas e, em alguns casos, causar corrosão, reduzindo sua eficiência e durabilidade.