O calzone é uma pizza, que é dobrada antes de ser levada ao forno, essa receita é deliciosa e muito fácil de preparar, aprenda. Como você deve ter imaginado, é uma receita italiana. A sua preparação e os ingredientes que contém são os mesmos da própria pizza. Apenas a etapa final, a etapa de cozimento, é a que varia.
Com essa técnica, os ingredientes são cozidos por dentro, semelhante a uma empanada convencional. Você pode colocar o que quiser como ingredientes, como na própria pizza. Então os ingredientes dentro, dados aqui, são um exemplo. Vamos ver a receita do calzone.
250g de Farinha de trigo convencional.
Cerca de 150ml de água
8 gramas de fermento de padeiro fresco ou seco
Uma colher de chá rasa de sal
Duas colheres de azeite
100g de queijo mussarela
Duas ou três colheres de molho de tomate
carne picada de frango ou boi.
Numa tigela introduzimos todos os ingredientes da massa. É melhor despejar a água por último e fazê-lo aos poucos, pois nem todas as marcas de farinha absorvem exatamente a mesma quantidade de líquido. Deve haver uma massa que grude um pouco nas mãos.
Se estiver muito seco, a massa ficará muito dura depois de assada. Se ficar molhado, será indisciplinado. Misture todos os ingredientes com uma colher. Retiramos a massa da tigela e amassamos por cerca de 10 min. Volte a colocar a massa na tigela e cubra-a com um pano húmido, deixe fermentar e dobrar de tamanho, cerca de duas horas.
Passado o tempo, espalhe a massa sobre um pedaço de papel manteiga ou papel manteiga. É melhor fazê-lo com as mãos porque o rolo retira as bolhas do interior da massa. Mas se não quiser complicar, faça com o rolo. Você também pode fazer a forma redonda (seria o ideal) ou quadrada.
Colocamos os ingredientes por cima. No meu caso, primeiro uma base de molho de tomate. Cubra a carne moída e cubra o queijo. A diferença entre esta receita e a pizza convencional é que os ingredientes ficam trancados no interior, e eles cozinham lá.
Os ingredientes, como os da pizza, são de livre escolha mas, ao contrário desta, estão dentro Até agora, tudo tem sido igual à pizza convencional. Agora vem a diferença com o calzone. Pegue uma ponta da massa e leve até a outra ponta da pizza. Com ingredientes incluídos. Com os dedos selamos bem a massa, mantendo a forma final de calzone.
Finalmente assamos, você tem duas opções. O meu preferido é pré-aquecer o forno a 250ºC ou mais se o seu forno aceitar uma temperatura mais alta. O tabuleiro do forno, reservamo-lo no interior, na parte mais baixa.
Quando atingir a temperatura, colocamos o calzone com o papel manteiga incluído, ajudando-nos com uma tábua de cozinha, a grelha ou uma pá de forno, se tivermos. Assim, emulamos um forno a lenha em casa. Deixe-o lá até que o calzone esteja bem cozido cerca de 10 minutos.
E se não, a forma convencional permanece. Modele o calzone no prato, fora do forno e insira o prato e o calzone na abertura central do forno, pré-aquecido a 200ºC. Com esta opção estará pronto em cerca de 15 minutos. Você escolhe!
E seja qual for a forma de assar que você preferir, o resultado será espetacular. Um híbrido entre pizza e empanada. Convido você a fazer pelo menos uma vez, e decidir se prefere esta receita ou pizza convencional!