Apple pode parar de fabricar o iPhone mais barato do mercado

Os maus resultados do SE 3 podem levar a empresa a sair do mercado de gama média

Apple pode parar de fabricar o iPhone mais barato do mercado

iPhone SE 4, celular intermediário da Apple, pode estar com os dias contados. Segundo o renomado analista da empresa de maçãs, Ming Chi Kuo, o quarto modelo da família, cujo lançamento deve ocorrer em 2024, corre o risco de acabar sendo descartado ou, na melhor das hipóteses, adiado.

“Acredito que isso se deva a remessas significativamente menores do que o esperado de iPhones de gama baixa a média”, disse o analista em um tweet.

 iPhone 14 e 14 Plus

De fato, o iPhone 14 e 14 Plus, que são os modelos mais modestos da mais recente família high-end da Apple, não estão conseguindo convencer os usuários. Tanto que, poucas semanas após o lançamento, a empresa começou a cortar a produção desses modelos.

Considerando que a maioria das novidades que os novos telemóveis da Apple têm recebido estão presentes apenas nos modelos Pro, com preços que podem facilmente ultrapassar os 9.000 reais. Muitos analistas já esperavam que o iPhone 14 simplesmente não despertasse grande interesse por parte dos consumidores. Para lançamentos futuros, tudo indica que a distância entre o Pro e o restante dos celulares continuará cada vez mais marcada.

iPhone 14 | Foto: Pexels

Fim do iPhone SE

Caso a Apple finalmente pare de apostar no iPhone SE, a marca não terá mais seu único celular projetado para atacar a faixa intermediária. Ou seja, para tentar aquele usuário que não pode ou não quer gastar o dinheiro que custa um de seus terminais mais ambiciosos.

Até o momento, a família teve três membros: o mais recente foi lançado no início de 2022. Tal como os seus antecessores, o mais recente SE caracteriza-se por ter um design ultrapassado, inapropriado para um ‘smartphone’ de última geração. Mas que monta o processador mais ambicioso da família. A câmera não é algo para se entusiasmar, embora o pior, segundo os testes feitos por especialistas, tenha sido a bateria, que não chega a 24 horas com uso normal.

Caso, finalmente, as palavras de Kuo se tornem realidade, o SE 3 pode ser o último intermediário que a Apple comercializa. Recorde-se que a empresa já deixou de apostar este ano no seu iPhone Mini ao fim de apenas duas gerações precisamente por não ter atingido os números de vendas projetados.