Aposentados do INSS tem NOVA MARGEM para empréstimo consignado 2023

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem solicitar empréstimo consignado com a nova margem que já está autorizada pelo presidente do INSS.

Desta forma, qualquer aposentado ou pensionista que tenha uma emergência financeira (e precise de dinheiro imediatamente) ou pretenda fazer remodelações em casa, viajar ou iniciar um novo negócio, pode fazê-lo de forma rápida e simples .

Aposentados e pensionistas podem recorrer a um empréstimo consignado em bancos autorizados pelo INSS. Obviamente, o banco, antes de conceder o crédito, avaliará fatores como idade, bem como o estado de saúde do solicitante antes de decidir se sim ou não.

Então, se você quer saber mais sobre empréstimos para aposentados e pensionistas, os tipos que existem e as exigências que devem ser cumpridas, não deixe de ler este artigo!

O que é um empréstimo para aposentados?

Ao definir o empréstimo para aposentados e pensionistas, a primeira coisa que devemos avaliar é que este termo abrange todos os que recebem pelo INSS. Sendo assim, inclui tanto os aposentados como as viúvas, os órfãos, bem como as pessoas com deficiência com acesso a ela.

Em segundo lugar, são muito importantes os fatores que os bancos levam em consideração ao aceitar, ou não, um empréstimo para aposentados. A mais conhecida é a idade, cujo limite (normalmente) gira em torno de 75 anos. Para os casos de empréstimos acima dessa idade (o que resulta num maior risco de não pagamento), o empréstimo para aposentados e pensionistas costuma estar associado a uma garantia, como um seguro de vida que cobriria o valor que não foi pago.

Em resumo, caso todos esses requisitos sejam atendidos, o aposentado tem altíssima probabilidade de receber o dinheiro do banco, podendo ser negado caso contrário.

Que tipos de empréstimos para pensionistas podem ser solicitados?

Como já adiantamos anteriormente, o tipo de crédito disponível para aposentados e pensionistas são vários. Desta forma, este grupo tem acesso ao crédito consignado, pessoal ou até mesmo de habitação, bem como ao microcrédito.

Antes de contratar um empréstimo consignado, considere:

  • O prazo de pagamento de um empréstimo não deve exceder 84 meses.
  • Verifique os termos e condições oferecidos pelo banco.
  • O depósito deve ser feito na conta onde recebe a sua aposentadoria ou pensão.
  • O desconto mensal não deve exceder 45% da sua aposentadoria ou pensão.
  • A instituição financeira não deve cobrar comissões por pagamentos ou por comissões de crédito antecipado.

Quais os requisitos para segurados do INSS pegar empréstimo consignado?

Os requisitos para empréstimos consignados para aposentados são:

  1. Demonstrar renda estável:
  2. Não ter mais de 75 anos no final do prazo do empréstimo consignado.

Para solicitar a modalidade de novo empréstimo acima de 75 anos existem algumas restrições em relação ao prazo e valores disponíveis.

A grande diferença, portanto, é que não faz sentido exigir que um aposentado seja maior de idade, mas faz sentido que ele tenha 75 anos ou menos no final do empréstimo.

Portanto, é perfeitamente possível solicitar empréstimo para pessoas com mais de 70 anos, desde que concedido por cinco anos ou menos. Desta forma, é possível que o banco abra uma exceção ao limite de idade se lhe forem apresentadas garantias adicionais.

Qual a nova margem de empréstimo consignado do INSS?

De acordo com as regras, o limite de margem é de 45% para todos os aposentados e pensionistas do INSS

  • 45% destinados ao empréstimo consignado;
  • Pode parcelar em até 84 meses.
  • É permitido sacar até 70% do limite do cartão sem comprometer a margem consignável para contratação de novos empréstimos.

Quanto posso pegar de empréstimo pelo INSS?

Exemplo de valor a pagar: Portanto, na prática, a margem consignável é calculada da seguinte forma:

  • Valor da renda líquida x 35% = Valor da margem consignável.
  • Se você ganha R$ 1.212, multiplicando por 45%
  • você terá margem consignável para empréstimos de R$ 545,00.
  • Logo, as parcelas mensais do empréstimo consignado não pode ultrapassar os 545,00 por mês. Portanto, a conta é exatamente essa.