INSS

Aposentados do INSS já podem pedir aumento do valor do benefício de graça pela internet

Publicado por
Jerffeson Brandao

 Aposentados do INSS já podem pedir aumento do valor do benefício de graça pela internet

Quem está insatisfeito com o valor da aposentadoria já pode solicitar a revisão junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O pedido pode ser feito de forma gratuita pela internet. Saiba quem tem direito e como fazer a solicitação.

Muitos aposentados trabalharam duro para fazer sua contribuição ao INSS para que mais a frente pudesse usufruir de uma aposentadoria digna. No entanto, muitos acabaram se frustraram com o valor calculado pelo Instituto e não sabem o que fazer para que um provável erro seja reparado e tenha uma aposentadoria maior.

O que muitos não sabem é que esse pedido de revisão pode ser feito de forma simples e administrativa pela internet. O serviço é disponibilizado pelo órgão para aquela pessoa que quer uma nova análise do benefício que recebe. Em média, o tempo estimado para que o INSS revise todo seu processo de aposentaria é de 30 dias corridos.

A Revisão do INSS é indicado nos casos, por exemplo, de:

  • reanálise do valor do benefício ou do tempo de contribuição considerado;
  • inclusão/alteração/exclusão de dependentes;
  • apresentação de novos documentos.

Quem tem Direito a solicitar a revisão?

  • Tem direito a pedir a revisão do INSS, qualquer aposentados ou segurado que receba benefício pago pelo órgão.

Passo a passo para pedir revisão da aposentadoria

Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS. Em todos os casos tenha em mãos o número do CPF e número do seu benefício.

  • Entre no Meu INSS;
  • Clique no botão “Novo Pedido”;
  • Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
  • Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Passo a passo para saber o resultado

Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:

  • Entre no Meu INSS;
  • Clique no botão “Consultar Pedidos”;
  • Encontre seu processo na lista;
  • Para ver mais detalhes, clique em “Detalhar”.

Maiores informações estão disponíveis na Central de Atendimento no telefone 135. A ligação para o número 135 do telefone fixo é de graça e o horário de atendimento é de segunda a sábado, de 7h às 22h. Já o atendimento eletrônico é 24 horas.