Aposentados do INSS já podem pedir aumento do valor do benefício de graça pela internet

Saiba quais aposentados têm direito e como fazer a solicitação da revisão do INSS

 Aposentados do INSS já podem pedir aumento do valor do benefício de graça pela internet

Quem está insatisfeito com o valor da aposentadoria já pode solicitar a revisão junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O pedido pode ser feito de forma gratuita pela internet. Saiba quem tem direito e como fazer a solicitação.

Muitos aposentados trabalharam duro para fazer sua contribuição ao INSS para que mais a frente pudesse usufruir de uma aposentadoria digna. No entanto, muitos acabaram se frustraram com o valor calculado pelo Instituto e não sabem o que fazer para que um provável erro seja reparado e tenha uma aposentadoria maior.

O que muitos não sabem é que esse pedido de revisão pode ser feito de forma simples e administrativa pela internet. O serviço é disponibilizado pelo órgão para aquela pessoa que quer uma nova análise do benefício que recebe. Em média, o tempo estimado para que o INSS revise todo seu processo de aposentaria é de 30 dias corridos.

A Revisão do INSS é indicado nos casos, por exemplo, de:

  • reanálise do valor do benefício ou do tempo de contribuição considerado;
  • inclusão/alteração/exclusão de dependentes;
  • apresentação de novos documentos.

Quem tem Direito a solicitar a revisão?

  • Tem direito a pedir a revisão do INSS, qualquer aposentados ou segurado que receba benefício pago pelo órgão.

Passo a passo para pedir revisão da aposentadoria

Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS. Em todos os casos tenha em mãos o número do CPF e número do seu benefício.

  • Entre no Meu INSS;
  • Clique no botão “Novo Pedido”;
  • Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
  • Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Passo a passo para saber o resultado

Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:

  • Entre no Meu INSS;
  • Clique no botão “Consultar Pedidos”;
  • Encontre seu processo na lista;
  • Para ver mais detalhes, clique em “Detalhar”.

Maiores informações estão disponíveis na Central de Atendimento no telefone 135. A ligação para o número 135 do telefone fixo é de graça e o horário de atendimento é de segunda a sábado, de 7h às 22h. Já o atendimento eletrônico é 24 horas.