Anúncio do governo garante VITÓRIA INÉDITA pra quem tem dívidas com cartão de crédito

Você sabia que a redução da taxa de juros do cartão de crédito rotativo está entre as medidas mais aguardadas pelo público brasileiro? Isso mesmo, o governo está prestes a anunciar um pacote de 14 medidas para destravar o crédito bancário, e a redução dos juros do cartão de crédito rotativo é uma das mais esperadas.

Essa ação conta com a participação do Banco Central e pode trazer alívio para os consumidores que sofrem com as altas taxas de juros dessa modalidade de crédito. Fique por dentro das novidades e saiba como essa medida pode impactar a sua vida financeira.

Anúncio do Governo

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (17) que irá negociar com as instituições financeiras a redução da taxa de juros cobrada nas operações com o cartão de crédito rotativo. O cartão de crédito rotativo é considerado a linha de crédito mais cara do mercado, e pode ser acionado por quem não pode ou opta por não pagar o valor total da fatura na data do vencimento.

Segundo Haddad, o desenho do crédito do cartão alternativo está prejudicando muito a população de baixa renda, e uma boa parte das pessoas que estão no Serasa hoje é por conta do cartão de crédito.

“Não só, mas é também por cartão de crédito. E as pessoas não conseguem sair do rotativo. É preciso encontrar um caminho negociado como feito com a redução do consignado dos aposentados”, declarou o Ministro.

Operações com cartão de crédito rotativo

De acordo com informações do Banco Central, a taxa média de juros cobrada pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo soma 417,4% ao ano em fevereiro. Este é o maior nível desde agosto de 2017 (428% ao ano). O patamar da taxa rotativa de juros segue proibitivo e os economistas recomendam que os clientes bancários paguem todo o valor da fatura mensalmente.

O ministro Haddad confirmou que a redução dos juros do cartão de crédito rotativo é um dos temas a serem discutidos em reunião ainda nesta segunda-feira com representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em Brasília.

Segundo dados do Banco Central, as concessões de créditos por meio do cartão de crédito rotativo para pessoas físicas registraram crescimento em 2022 e bateram recorde.

Redução da taxa de juros

Veja também: AVISO GERAL para quem precisa EMITIR um novo cartão de seu CPF de graça pela internet