Esta nova funcionalidade, que chegará ao Android 13, vai melhorar a autonomia dos celulares, aqui te contamos como vai funcionar. O Google tem trabalhado duro para desenvolver seu próximo sistema operacional Android 13. Por esse motivo, lançou a versão Developer Preview 2, onde foram reveladas algumas mudanças interessantes que veremos neste software.
Muitas vezes, a bateria do nosso celular acaba antes do esperado devido a um aplicativo que decidiu realizar uma tarefa em segundo plano. No Android 13, os usuários terão funcionalidades para ajudá-los a corrigir esse problema.
Como observa o Google, o Android 13 apresenta uma notificação do sistema que aparece quando seu aplicativo consome uma grande quantidade de bateria do dispositivo em um período de 24 horas. Este aviso aparece para todos os aplicativos em dispositivos executados na versão do SO, independentemente da versão do SDK de destino.
Nesse sentido, se o sistema detectar que um aplicativo executa um serviço em primeiro plano por um longo período de tempo (pelo menos 20 horas em uma janela de 24 horas), ele envia uma notificação ao usuário, convidando-o a interagir com o Application Manager. tarefas de serviço em primeiro plano.
Caso o usuário não execute nenhuma ação em seu telefone Android, como interromper o processo em segundo plano, o aviso não será exibido novamente por pelo menos um dia. É importante ter esse tipo de ferramenta no Android, pois muitas vezes o celular oferece especificações de bateria que não são atendidas devido a aplicativos de terceiros que impedem o uso contínuo do smartphone por horas.