Ameaçado pelo TikTok, Facebook luta para atrair jovens

A líder das redes sociais perdeu pela primeira vez em sua história quase um milhão de usuários diários ativos no último trimestre

Desprezado pelos jovens, que preferem o TikTok, o gigante da mídia social Facebook está lutando para atrair a geração de 15 a 25 anos, algo que os resultados decepcionantes de sua controladora, Meta, destacaram.

A líder indiscutível das redes sociais perdeu pela primeira vez em sua história quase um milhão de usuários ativos diários no último trimestre, com 1.929 milhões de assinantes no final de 2021.

Até agora, o Facebook conseguiu compensar sua perda de assinantes na América do Norte com novas inscrições em outras partes do mundo, diz Vincent Reynaud-Lacroze, CEO da agência de comunicação We Are Social.

“Vemos um ponto de inflexão para a rede, assim como o grupo investiu bilhões e espera se reinventar com o metaverso”, explica ele, uma inovação da qual a Meta ainda não lucrou.

Seu fundador e chefe, Mark Zuckerberg, admitiu: “As pessoas têm muitas opções para passar o tempo, e aplicativos como o TikTok estão crescendo muito rápido”.

Pois bem, embora o Facebook continue sendo a rede social mais usada no mundo, não tem nada a ver com a assombrosa ascensão de seu concorrente chinês, principalmente entre os jovens.

De acordo com o relatório de 2022 da agência We Are Social, o TikTok ganhou 650.000 novos usuários todos os dias no último trimestre de 2021, oito a cada segundo. Seu número de usuários ativos mostra um crescimento de 45%.

A vantagem do Instagram 

Para não ficar atrás, a Meta aposta no Instagram, uma rede muito popular apesar de não ter a dinâmica inovadora do aplicativo chinês.

Em 2021, o Instagram ganhou 250 milhões de usuários e já conta com 1,4 bilhão, o que permite ao grupo relativizar seus maus resultados. Mesmo assim, a idade de seu público no Instagram é mais heterogênea, como no WhatsApp.

A Meta adicionou ao Instagram a função “Reels”, com a qual você pode criar vídeos curtos semelhantes aos do TikTok, e isso seduziu seus usuários, embora não tenha atingido o nível de remuneração gerado por seus formatos clássicos.

Além disso, o Instagram permitirá que “influenciadores” ofereçam assinaturas pagas aos seus seguidores, com a ideia de atrair e reter criadores de conteúdo e não ir ao YouTube ou TikTok .