Algoritmo do Instagram penalizará vídeos do TikTok postados no Reels

Mudanças no algoritmo do reels incluem que os vídeos do TikTok serão penalizados

Mudanças no algoritmo do reels penalizará os vídeos do TikTok com a perda de impacto, a rede social quer vídeos exclusivos. O Instagram introduziu algumas mudanças em sua operação com as quais busca promover a publicação de conteúdo original capaz de gerar mais interação entre os usuários e ampliar o alcance dos Reels, vídeos editados com músicas que imitam os do TikTok.

Para fazer isso, a rede social pediu aos usuários que evitem postar vídeos do TikTok no Reels. Caso não dê atenção a essa solicitação, o algoritmo do instagram penalizará esses vídeos do tiktok no reels, perdendo visibilidade. Essa é uma estratégia voltada para os usuários do Instagram gerarem seu próprio conteúdo ou divulgarem o que encontraram na própria rede social ao invés de replicar conteúdo de outras plataformas.

E é que o conteúdo do TikTok, vídeos curtos, não só se tornou uma inspiração para outras plataformas também terem seu próprio formato de vídeo curto (Instagram Reels), mas às vezes, e devido à popularidade viral de alguns conteúdos do TikTok, muitos usuários compartilhar esses vídeos, mesmo com o logotipo do TikTok, em outras plataformas e redes sociais, algo que o Instagram agora vai desencorajar ao limitar rapidamente seu impacto reduzindo sua visibilidade.

Isso foi explicado por Adam Mosseri, diretor do Instagram, por meio de sua conta no Twitter, na qual enfatiza o valor do conteúdo original, criado do zero pelo usuário, afirmando que o criador de conteúdo original merece mais repercussão do que aquele que replica estrangeiro contente. Especialmente se vier de uma rede social rival, no caso mencionado acima de aproveitar os Reels para compartilhar conteúdo do TikTok.

Essas decisões estão alinhadas com a estratégia Meta (matriz Facebook e Instagram), que considera ambas as redes sociais como plataformas para a criação de conteúdo original e não como ferramentas de conexão entre os usuários.