ALERTA GERAL para o NOVO Golpe Milionário acaba de sair HOJE (08/05)

Geralmente, o novo golpe acontece quando uma vítima é abordada por um golpista

Alerta Geral para o novo Golpe Milionário acaba de sair HOJE (08/05) | Hoje (08/05), um alerta geral foi emitido sobre um novo golpe milionário que vem ocorrendo no Brasil. Se você quer saber mais sobre essa nova ameaça, continue lendo esta introdução curiosa e fique por dentro de todos os detalhes sobre esse golpe que promete enganar muita gente e deixar um rastro de prejuízos financeiros.

Alerta Geral para novo Golpe Milionário acaba  de sair HOJE (08/05)
Alerta Geral para o novo Golpe Milionário acaba de sair HOJE (08/05) | Foto: Freepik

Como o Golpe Acontece?

A fraude, conhecida como “golpe do bilhete premiado”, tem lesado diversas pessoas, causando prejuízos que já somam quase R$ 1 milhão. Veja abaixo como tudo funciona!

  1. Abordagem: O golpista se aproxima da vítima em um local público, como uma praça, estacionamento ou transporte público, fingindo ser uma pessoa humilde e desesperada que encontrou ou ganhou um bilhete premiado da Mega-Sena ou outros tipos de premiações, mas não sabe como resgatar o prêmio.
  2. Tenta ganhar confiança: Em alguns casos, o golpista pode chorar, mostrar nervosismo ou desespero, criando uma atmosfera de empatia com a vítima. Eles pedem ajuda à vítima, dizendo que precisam de assistência para resgatar o prêmio devido a algum impedimento, como não ter conta bancária ou documentos necessários.
  3. Aparição de um suposto especialista: Um segundo golpista, que se passa por um transeunte ou especialista no assunto, aparece e confirma que o bilhete é, de fato, premiado. Essa pessoa pode até fingir ligar para a lotérica ou acessar o site oficial para verificar o prêmio, garantindo assim a veracidade do bilhete.
  4. Proposta de negócio: Os criminosos propõem um acordo com a vítima, oferecendo uma parte do prêmio em troca de dinheiro ou objetos de valor como garantia. Eles podem alegar que precisam desse valor para pagar dívidas, despesas médicas ou qualquer outro motivo que gere simpatia.
  5. Transferência do dinheiro: A vítima, acreditando que está prestes a ganhar uma quantia significativa de dinheiro, aceita o acordo e entrega o dinheiro ou objetos de valor como garantia. Os golpistas podem, então, dar a vítima o bilhete premiado falso e desaparecer com o dinheiro ou os itens valiosos.
  6. Descoberta do golpe: Quando a vítima tenta resgatar o prêmio, descobre que o bilhete é falso e que foi vítima de um golpe. Neste momento, os criminosos já estão longe e com os bens da vítima em mãos.

Alguns golpistas foram presos

Na manhã de domingo (07/05), 23 pessoas foram presas em quatro estados brasileiros, acusadas de envolvimento nesse tipo de golpe. As investigações começaram em 2021 e resultaram em mandados de prisão e busca e apreensão nas cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul, Farroupilha (RS), Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí (SC), Pinhais, São José dos Pinhais, Colombo (PR) e Vila Velha (ES). Até o momento, 21 vítimas foram identificadas, com prejuízos estimados em cerca de R$ 800 mil. Os suspeitos estão sendo indiciados por estelionato e associação criminosa.

Para se proteger desse e de outras fraudes, a Polícia Civil recomenda:

  1. Não acreditar em recompensas ou gratificações oferecidas por desconhecidos;
  2. Checar a veracidade da informação e a confiabilidade de quem oferece o prêmio;
  3. Ficar atento a estranhos que tentam distrair possíveis vítimas.

Caso você tenha sido vítima desse golpe, procure a delegacia mais próxima e denuncie o crime. A prevenção é a melhor maneira de evitar prejuízos e contribuir para o combate a essas práticas ilegais.