Ácido Salicílico: como usá-lo para TRATAR a acne e MELHORAR os cuidados com a pele?

O ácido salicílico é um dos ingredientes mais recomendados atualmente para aprimorar os cuidados com a pele

Ácido Salicílico: como usá-lo para tratar a acne e melhorar os cuidados com a pele? Continue lendo e saiba tudo sobre esse produto de beleza.

O ácido salicílico é um dos ingredientes mais recomendados atualmente para aprimorar os cuidados com a pele, especialmente quando se trata de acne, cravos e tendência ao entupimento dos poros. De fato, cada vez mais produtos estão incorporando esse componente em suas fórmulas devido à alta demanda por seus benefícios. O ácido salicílico destaca-se por oferecer uma ampla gama de vantagens para a pele do rosto e é especialmente indicado para tratar peles oleosas. Neste contexto, estamos compartilhando todos os detalhes sobre o ácido salicílico, seus benefícios e como incorporá-lo à sua rotina de cuidados com a pele.

Ácido Salicílico: como usá-lo para tratar a acne e melhorar os cuidados com a pele?
Foto: Freepik

Benefícios

Hoje em dia, uma variedade de ingredientes ativos e ácidos é empregada nos cuidados com a pele, e o ácido salicílico é um dos mais reconhecidos.

Esse componente é classificado como um beta hidroxiácido que age como um esfoliante químico da pele, com propriedades purificantes, antissépticas, antibacterianas, anti-inflamatórias, analgésicas e antipiréticas.

O ácido salicílico trabalha de dentro para fora da pele, removendo células mortas, desobstruindo os poros, proporcionando uma limpeza profunda, combatendo cravos e oferecendo outros benefícios que ajudam a prevenir imperfeições. Algumas das vantagens obtidas com seu uso incluem:

  • Regulação da produção excessiva de sebo.
  • Desobstrução dos poros.
  • Efeito antioxidante.
  • Limpeza profunda da pele.
  • Combate à acne e prevenção do seu surgimento futuro.
  • Estímulo à renovação celular.
  • Prevenção de rugas e linhas de expressão.
  • Redução de manchas escuras.
  • Pele mais suave e macia.

Ácido Salicílico: como usá-lo para tratar a acne e melhorar os cuidados com a pele?

No vasto mundo dos produtos de beleza, há diversas opções que contêm esse componente, como séruns, cremes ou demaquilantes. No entanto, o ácido salicílico não é um ingrediente para uso diário, pois o uso excessivo pode resultar em esfoliação constante, impedindo a recuperação da pele e, a longo prazo, prejudicando a regeneração celular e causando vermelhidão e irritações. Além disso, é fundamental mencionar que esse produto não é recomendado para peles sensíveis e secas; é aconselhável consultar um dermatologista para esses casos.

O ácido salicílico pode ser empregado de várias maneiras, de acordo com suas diferentes apresentações. A recomendação principal é começar com concentrações baixas. Para crises de acne, aconselha-se o uso de cremes ou tratamentos específicos contendo esse componente, aplicados diretamente nas lesões, seguindo as instruções do produto. Para controlar a produção excessiva de sebo, um limpador ou tônico de ácido salicílico pode ser utilizado duas a três vezes por semana. Já para desobstruir os poros e melhorar a aparência da pele, um sérum com essa substância pode ser incorporado à rotina duas vezes por semana, juntamente com ácido hialurônico.

Cada uma dessas opções deve ser usada à noite, com o rosto limpo e seco, seguida por um produto hidratante, e no dia seguinte, a rotina deve ser reiniciada com a limpeza e a aplicação de protetor solar. Além disso, é importante observar como a pele reage e evitar o contato próximo do produto com a área dos olhos. Você teria interesse em experimentar o ácido salicílico?

Lembre-se sempre de considerar a recomendação de um profissional de saúde ao incorporar novos produtos ou tratamentos em sua rotina de cuidados com a pele.