A VERDADE: Açaí engorda ou emagrece? Nunca mais terá dúvidas

Há quem acredite que a fruta auxilia no emagrecimento, já outros, que ela engorda

O açaí é uma fruta proveniente de palmeiras tropicais, muito abundante na selva amazônica brasileira. O açaí tem papel preponderante na cultura gastronômica das populações próximas a essa selva. Mas será que Açaí engorda ou emagrece?

O que é açaí?

O açaí é uma fruta nativa da selva amazônica do Brasil, cresce às margens do rio Amazonas em uma palmeira conhecida como palmeira manacá. É considerado um “superalimento”. Se você se pergunta por que, é devido ao grande teor de nutrientes que possui.

É recomendado para quem pratica esportes, pois fornece uma boa porcentagem de proteína, fornecendo energia instantânea. Na polpa do açaí encontramos cálcio, ferro, fibras, vitamina A, vitamina C entre outros componentes. É incrível tudo o que esta fruta nos oferece! É uma das frutas mais ricas em antioxidantes. Não há dúvidas sobre o quão benéfico é para a nossa saúde. Mas afinal, emagrece ou engorda?

Quais os benefícios dessa fruta?

Antes de explicar detalhadamente se emagrece ou engorda, listaremos suas propriedades e componentes. Esta fruta tropical é muito rica nas seguintes vitaminas e minerais:

  • Vitaminas: A, B1, B2, B3, C e E
  • Futebol
  • Cobre
  • Magnésio
  • Potássio
  • Zinco
  • Flavonoides (antioxidantes)
  • Fibra
  • Ácidos graxos ômega 3, 6 e 9

Mas, junto aos benefícios, o que muita gente quer saber é se o açaí engorda ou é um aliado para a dieta. Afinal, assim ele poderá ser consumido no verão, sem comprometer o foco de período do ano.  Vamos descobrir? Veja a seguir!

A VERDADE: Açaí engorda ou emagrece?

De modo geral, o açaí não engorda e pode ser aliado no emagrecimento quando consumido corretamente. O grande problema do açaí na tigela, popularmente consumido, é a adição de xarope de guaraná. Esse ingrediente o torna mais doce e aumenta os níveis de insulina no corpo, estimulando o estoque de gordura. Além do xarope, é comum ser adicionado ingredientes, como leite condensado, leite em pó, paçoca, chocolates e outras guloseimas. Então, se consumirmos da forma correta, ajuda a emagrecer sim.

Benefícios do açaí para emagrecer

Sendo tão rico em minerais, vitaminas e ácidos graxos, não é de surpreender que o açaí tenha os seguintes benefícios para a perda de peso:

1- O açaí é a fruta que registra maior quantidade de flavonóis, um tipo de antioxidante que melhora a saúde e o desempenho das artérias, ajudando a melhorar, ou evitando, doenças cardiovasculares associadas à hipertensão, obesidade, colesterol ou diabetes. Deve-se notar que essas quantidades de flavonóis não são as mesmas em frutas frescas como em sucos ou preparações.

2- O açaí é riquíssimo em fibras , elemento que proporciona saciedade e nos faz comer menos. Além disso, é absorvido lentamente e nos dá energia por muito tempo, evitando alterações de açúcar no sangue. Ao mesmo tempo, a fibra estimula o trânsito intestinal.

3- Curiosamente, tanto o açaí quanto o suco dessa fruta contêm a mesma quantidade de cálcio que o leite. Isso é especialmente importante se você está tentando perder peso, porque a maioria das dietas para esse fim é deficiente nesse mineral.

4- Outro dos benefícios do açaí é sua capacidade de regular o colesterol. Essa fruta amazônica é capaz de reduzir o colesterol LDL, popularmente conhecido como colesterol ruim, e aumentar o HDL, o colesterol bom.

5- Além do colesterol, a quantidade de ômega 9 e antioxidantes naturais que o açaí contém o torna um excelente remédio contra doenças cardiovasculares .

Como tomar essa fruta corretamente?

Graças à sua popularidade e ao enorme entusiasmo que o açaí despertou em todo o mundo, hoje encontramos esta fruta nas mais diversas formas. A seguir, explicaremos os diferentes tipos de preparações que você pode encontrar no mercado, para que você possa escolher a que melhor se adapta a você e aos seus objetivos:

1. Açaí fresco: dependendo da região é muito raro e difícil de obter. No entanto, esta é a melhor forma de tomá-lo, certificando-se de que é de boa qualidade e aproveitando todos os seus benefícios.

2. Açaí seco ou açaí congelado: Se você não encontrar o açaí fresco, o açaí congelado pode ser uma ótima opção para mantê-lo por muito tempo.

3. Suco de açaí: assim como outros sucos e concentrados. Eles são muito fáceis e úteis quando você não tem tempo ou possibilidade de acessar suas variedades frescas. A desvantagem é que é mais difícil saber quanto você está realmente consumindo.

4. Açaí em pó e comprimidos: são suplementos alimentares cuja principal virtude é que têm uma vida útil muito longa, para que você possa tomá-los quando quiser.