A razão pela qual você NÃO deve lavar o frango antes de cozinhar

Talvez você já tenha ouvido falar que lavar frango pode ser prejudicial à saúde e até pode ficar cético quanto a esse fato. Pois nossos bons hábitos de limpeza indicam que a lavagem dos produtos que serão consumidos ajudará a eliminar a sujeira ou contaminantes que eles possuem em suas superfícies, o que é indiscutível em muitos casos. No entanto, não é o caso de certos alimentos de origem animal, como frango ou ovos. (Recomendado: Por que você NÃO deve lavar ovos?)

Assim, se você costuma enxaguar ou lavar o frango antes de cozinhar, é altamente recomendável evitá-lo. Mesmo que você ache que é um método eficaz de limpeza desses alimentos. No mesmo sentido, dentro do conselho de segurança alimentar da Food and Drug Administration (FDA), é advertido: “Não enxágue carne crua ou aves antes de cozinhar” e aqui explicamos o porquê desse fato.

A razão pela qual você NÃO deve lavar o frango antes de cozinhar

Resumindo, ao lavar ou enxaguar o frango, você está colocando sua saúde em risco ao se expor a intoxicações alimentares. Se tivéssemos resolução suficiente em nossos olhos, poderíamos ver que o frango cru é frequentemente contaminado por bactérias. Como Campylobacter, Salmonella e Clostridium perfringens, capazes de gerar doenças graves que podem levar à hospitalização. Ou nos casos mais graves, leva à morte, conforme indicado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Todos os três microorganismos causam infecções do trato gastrointestinal e provocam diarreia acompanhada de cólicas estomacais. No caso de Salmonella e Campylobacter, também são descritos febre, náuseas, vômitos e sangue durante a excreção das fezes. Para todas as três infecções, é relatado que a maioria das pessoas se recupera sem tratamento. Mas, existem indivíduos em risco que desenvolvem doenças graves com complicações significativas.

Contra isso, é importante entender que lavar ou enxaguar o frango não elimina de fato essas bactérias. Embora possa descartar a sujeira aparente, apenas incentiva a disseminação de microrganismos na superfície dos alimentos para a pia ou áreas de panelas próximas, e pela limpeza e desinfecção não muito completas dos locais contaminados, o risco de intoxicação alimentar aumenta.

Além disso, tenha certeza de que o calor do processo de cozimento adequado do frango matará todas as bactérias contidas, permitirá a descontaminação adequada desses produtos e os tornará seguros para consumo sem o risco de contrair doenças transmitidas por alimentos.