A dica que vai devolver o brilho natural ao seu cabelo

Você pode usar este remédio natural para selar as cutículas e fazer os fios brilharem como nunca antes

As cutículas abertas são uma das principais razões pelas quais o cabelo parece áspero e pouco saudável. Caso você não saiba, a cutícula do cabelo é a parte mais externa do fio. É composto por várias camadas de células de queratina que são unidas por uma substância conhecida como cimento cuticular, que é o que age como uma cola entre elas e as mantém unidas.

Funções da Cutícula capilar

Como no resto de outros organismos, as cutículas, em geral, são estruturas que recobrem outras partes para protegê-las de agentes externos. No cabelo, a cutícula capilar também atua como um escudo protetor para o córtex capilar.

A aparência oferecida por essas células é semelhante à de escamas de peixe ou de telhas superpostas umas sobre as outras para formar um telhado. Portanto, uma cutícula bem fechada é dura e não deve “vazar”, ou seja, não deve haver células mal posicionadas que deixem o interior desprotegido. Assim como aconteceria se uma telha fosse quebrada ou colocada incorretamente – poderia causar vazamentos e prejudicar o isolamento de uma casa. Nos cabelos, o mau arranjo das células que formam a cutícula também causa danos dentro do capilar do fio.

Diante disso, chegamos a conclusão de que a cutícula é a primeira barreira protetora que nosso cabelo possui e é responsável por oferecer a resistência mecânica necessária e a vedação adequada para manter a hidratação interna da fibra capilar.

Agentes que podem danificar a cutícula

Existem vários fenômenos externos que podem atacar a cutícula, fazendo com que o cimento intercelular enfraqueça. Dessa forma, as células se abrem e deixem fissuras entre elas. Alguns desses agentes são:

  • Exposição ao sol, assim como aos raios UV.
  • Submissão da vertente a muito vento.
  • Escovação excessiva.
  • Altas temperaturas nos fios, bem como abusar de secadores e chapinhas .
  • Uso de tratamentos químicos agressivos: descoloração, tintura, bem como alisamento.

Dentre todas as causas citadas, talvez a mais comum seja o uso de produtos químicos, pois podem alterar a cutícula em pouquíssimo tempo. Portanto, são agentes químicos que têm como objetivo alterar a forma ou a cor do cabelo e, para isso, precisam penetrar no córtex, que fica abaixo da cutícula.

Consequências das cutículas abertas

Cutículas abertas são a causa de cabelos porosos, sem brilho. Isso significa que, por um lado, o cabelo tem mais dificuldade em reter a umidade, conferindo-lhe um aspecto seco e pouco saudável. Por outro lado, os tratamentos regenerativos que aplicamos em nosso cabelo poderão penetrar facilmente no interior do fio, mas não poderão permanecer por muito tempo porque a abertura das cutículas os tornará muito voláteis.

Portanto, a nível estético, o cabelo fica com um aspecto muito baço, não só pela falta de hidratação que já referimos, mas também pelo fato de as cutículas não estarem lisas no fio, umas nas outras. Por isso não refletem bem a luz, privando o cabelo de seu brilho natural.

Maneiras de selar as cutículas

Se falamos sobre o fato de que as cutículas são formadas basicamente por células de queratina, proteína responsável por formar uma barreira que protege o interior, parece óbvio que uma forma de reforçar esse escudo é com mais proteínas. Muitos tratamentos capilares de queratinização são projetados para essa finalidade. Por outro lado, existem no mercado produtos ricos em proteínas que ajudam a regenerar as cutículas danificadas, por exemplo, proteína hidrolisada de sedaarroz ou trigo.

Método rápido para suavizar suas cutículas e ter cabelos brilhantes

Além do que foi mencionado acima, existem outros truques muito eficazes para fazer as cutículas se contraírem e fecharem com facilidade para reter a umidade em seu interior. Por exemplo, aplicar produtos com pH ácido (como o vinagre) no último enxágue do cabelo ou aplique água bem fria.

Esta segunda opção está se mostrando muito eficaz. Algumas pessoas até preparam uma tigela com água e cubos de gelo onde submergem o cabelo em intervalos de alguns segundos após o último enxágue. Isso permitirá que as células cuticulares se contraiam e alisem imediatamente. Em última análise, isso fará com que a luz reflita melhor no cabelo, dando ao nosso cabelo uma aparência brilhante e saudável.