Instagram atualiza e adiciona dois novos recursos parecidos com o TikTok. O Instagram lançou no verão de 2020 os Reels, um formato de vídeos curtos com música, com o objetivo de competir com o TikTok. O formato é praticamente idêntico ao que tornou o app chinês tão popular, e o Instagram se esforça para torná-lo cada vez mais semelhante.
Por este motivo, a rede social Facebook acaba de adicionar aos Reels duas novas funções inspiradas no TikTok. O Instagram introduziu em seus Reels duas novas funções de áudio que já estavam disponíveis para usuários do TikTok
A partir de agora, os usuários do Instagram poderão utilizar em seus Momentos uma ferramenta que converte textos escritos em fala falada. Além disso, os efeitos de voz podem ser inseridos nas gravações.
>Instagram expande pagamentos para encorajar o uso do reels
A primeira destas funções destina-se a pessoas cegas ou com baixa visão que as impedem de ler os textos que aparecem nas bobinas. No entanto, essa ferramenta costuma ser utilizada não só com a acessibilidade em mente, mas como mais um recurso para tornar a publicação atrativa.
Para usar esta função, você deve primeiro gravar e enviar o vídeo dos Momentos. Feito isso, você deve clicar na opção de adicionar texto e escrever as palavras que deseja. Em seguida, um ícone de três pontos aparecerá em um canto da tela.
Ao clicar nele, o usuário verá a opção disponível para que o referido texto seja lido por voz quando os Momentos forem reproduzidos. Quanto aos efeitos de voz, que permitem modificar o tom das gravações, esta é uma opção que se encontra no ícone em forma de nota musical.
A competição entre Instagram e TikTok pela hegemonia no formato de vídeo é acirrada. O aplicativo chinês, que atingiu recentemente 1 bilhão de usuários ativos, começa com uma vantagem. O Instagram, por sua vez, criou um fundo milionário para recompensar os usuários de aplicativos que usam o formato Reels.