Novos esquemas de golpes afetam BPC, aposentados e pensionistas do INSS
Esquemas de golpes estão na ordem do dia em todo o país. Todos os dias, o INSS – Instituto Nacional de Seguro Social, recebe diversas reclamações de segurados que foram vítimas de fraudes. Esta semana tornou-se conhecido um novo possível esquema fraudulento que atinge aposentados e pensionistas do INSS, além de beneficiários do BPC, desta vez centrado em toda a tentativa de enganar os idosos.
Bandidos estão se aproveitando das revisões que o INSS realiza em alguns benefícios para tentar conseguir dados pessoais dos beneficiários. O esquema acontece por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular, e whatsapp.
O modus operandi dos golpistas é simples. Eles se passam por pessoas de órgãos oficiais do governo mandando carta, e-mail, ligando ou mandando uma simples mensagem de whatsapp. Eles se passam, na maioria das vezes como servidores do INSS. Solicitam dados, numero de contas ou até mesmo fotos dos beneficiários.
Baseado nisso, o INSS divulgou algumas dicas para não cair nesse esquema de fraude.
Para evitar cair nesse tipo de golpe, é importante ficar atento às seguintes dicas:
1- mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo site ou pelo telefone 135;
2- caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato;
3- o INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos;
4- o número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS.
5- sempre que o Instituto convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135.
6- a pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento);
7- é bom saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat.
O que fazer em caso de tentativa de golpe
De acordo com o INSS, aposentados e pensionistas devem denunciar todas as tentativas de golpes à Ouvidoria pela internet (aqui) ou pelo telefone 135.
Ainda segundo o órgão federal, caso tenha sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).