As temperaturas estão subindo, os dias estão ficando mais longos e nossas plantas precisam de muita energia para se manterem verdes, cheias de folhas e talvez até floridas!
É claro que cada tipo de planta tem suas necessidades. Mas você pode fazer rapidamente seu próprio fertilizante com apenas alguns ingredientes, adequado para todas as suas varandas e plantas domésticas.
Portanto, a principal matéria-prima desse fertilizante é o arroz! Você não acredita? Aprenda como fazer este fertilizante natural, econômico, muito eficaz e, acima de tudo, extremamente fácil de fazer.
Como fazer um fertilizante simples mas MUITO POTENTE?
Em primeiro lugar, é importante obter os materiais e ferramentas adequados para fazer fertilizante de arroz. Não se preocupe.
- 4 punhados de arroz
- Jarra
- Água destilada
- Filtro
Método:
- Pegue o arroz e coloque cru na panela. Em seguida, despeje um pouco de água sobre ele e sacuda com as mãos como se estivesse lavando grãos.
- Faça isso por alguns minutos e depois deixe descansar por 2 a 3 horas.
- Você pode ver que a água está esbranquiçada. Neste momento, filtre a água por uma peneira, deixando apenas a parte líquida.
- Esta água esbranquiçada absorveu todo o potássio e fósforo contidos no arroz e é agora um verdadeiro elixir da saúde!
Como usá-lo?
- Encha um regador com água de arroz e use-o para regar as plantas uma vez a cada 10 dias.
- Tenha sempre muito cuidado para não molhar as folhas da planta. Basta molhar a terra.
- Isso evita a estagnação entre as folhas, que em algumas espécies causa o apodrecimento da copa.
Outro método é usar água para ferver o arroz. Na verdade, esta água contém fósforo e potássio, que se formam durante o cozimento do arroz. No entanto, uma condição muito importante é que nenhum sal seja adicionado à água.
Atenção: Algumas plantas requerem fertilizantes ou nutrientes especiais. É sempre melhor procurar aconselhamento profissional antes de usar qualquer produto natural.
Para quais plantas usar?
Embora este fertilizante caseiro seja adequado para quase todas as plantas, é melhor para aquelas que gostam de solos ácidos, pois tende a diminuir o pH do solo.
Pode ser usado não só para azaléias, camélias e hortênsias, mas também para gerânios, diplatias e buganvílias. Em vez disso, não use com amoreira, pinheiro, cerejeira ou lariço.