Pode ser o maior aliado do ser humano, proporcionando as melhores soluções no momento certo, desde que aprendamos a utilizá-lo da forma mais adequada.
Na realidade, o cérebro não precisa apenas de dados e conhecimentos para aprender a ser saudável, mas também da felicidade do ser humano.
O cĂ©rebro funciona para o ser humano, analisa tudo e produz estĂmulos e sensações adaptadas Ă s novas circunstâncias. É fundamental proporcionar novos estĂmulos ao cĂ©rebro, novas sensações, novos lugares, novos amigos, um novo livro ou uma mĂşsica para aprender.
É assim que ele funciona melhor, porque é exatamente isso que ele faz de melhor.
Aqui estão as ações que você precisa realizar para fortalecer as faculdades cognitivas do cérebro:
- Beba bastante água, pelo menos dois ou três litros por dia, para que todo o corpo, incluindo o cérebro, funcione bem.
- Faça exercĂcio fĂsico: nĂŁo sĂł contribui para o bem-estar geral, mas tambĂ©m regenera as cĂ©lulas nervosas e aumenta a capacidade de memĂłria.
- Saia com amigos e conheça novas pessoas, embora durante a pandemia não seja nada fácil; seria bom encontrar pelo menos uma pessoa por dia fora de seus contatos habituais, claro, com os devidos cuidados.
- Durma o tempo necessário, dependendo da sua idade. Em média, 7 horas de sono por noite são necessárias para a maioria das pessoas. Para dormir bem, é preciso evitar filmes estressantes à noite, discussões, bebidas alcoólicas e refeições pesadas.
- Tome magnésio, vitaminas B, vitamina D3, acetil-carnitina e ácidos graxos ômega-3, pedindo aconselhamento ao seu médico com base no seu tipo de corpo e histórico médico.
Existem 11 plantas que ajudam o cérebro a funcionar melhor!
A natureza, como sempre, oferece um amplo suporte para todos os problemas da vida humana. Para ajudar o cérebro a funcionar corretamente e fornecer-lhe os nutrientes adequados à sua saúde, existem substâncias fáceis de encontrar. O alecrim, por exemplo, com seu aroma liberado pelas folhas, ajuda a melhorar as funções cognitivas.
Há também frutas vermelhas, como framboesas, amoras, mirtilos e uvas, que contêm resveratrol na casca, uma substância útil para fortalecer o cérebro e melhorar a memória.
Por Ăşltimo, existem ervas medicinais especĂficas, disponĂveis em fitoterapeutas ou lojas especializadas, que podem ser muito Ăşteis para ajudar o funcionamento do cĂ©rebro e prevenir a sua deterioração.
Entre os mais conhecidos, encontramos o ginseng, a rosa rhodiola, a centella asiática e o ginkgo biloba. No vasto mundo da natureza, existem muitas outras plantas das quais pouco se fala, mas que possuem caracterĂsticas Ăşteis para promover o bom funcionamento do cĂ©rebro.
Aqui estão elas: brahmi, tulsi, uperzina A, bacopa monnieri, ashwagandha e cálamo aromático.