Principalmente durante períodos de muito estresse, as unhas tendem a enfraquecer e quebrar, estragando irreparavelmente a manicure. Para remediar o problema sem recorrer a produtos químicos, você tem à sua disposição uma série de remédios naturais bastante eficazes, usados por suas avós, mas ainda válidos. Então, vamos aprender como tratar unhas fracas e torná-las saudáveis e fortes, para que você possa dar o formato desejado e decorá-las com esmaltes coloridos de acordo com a estação.
Quais são os remédios naturais para fortalecer unhas quebradiças?
1- Use Babosa par fortalecer unhas quebradiças
Se você já leu artigos sobre saúde e beleza, certamente já notou que a babosa é uma planta versátil utilizada em inúmeros produtos. O gel de Aloe vera é indicado para restaurar a saúde das unhas frágeis e promover um rápido crescimento. O conselho é aplicar de manhã e à noite e deixar agir, sem recorrer a esmaltes endurecedores que podem causar o efeito contrário.
2- Crie uma máscara de óleo e limão para fortalecer unhas quebradiças
Quem disse que as máscaras são só para o rosto? As unhas também precisam de nutrição e hidratação, por isso mime-se com uma compressa à base de limão e óleo. O primeiro clareia, então, se você tiver manchas ou descolorações, elas tenderão a desaparecer após algumas aplicações. O segundo proporciona um boost de hidratação e deixa a superfície macia e lisa. A proporção certa é duas colheres de óleo para uma de limão; misture e deixe agir diretamente nas unhas por 10 minutos.
3- Aproveite as máscaras faciais para fortalecer unhas quebradiças
Se você tem uma máscara facial de chá verde em casa, pode usá-la para hidratar as unhas e fortalecê-las por dentro. Deixe agir por cerca de 20 minutos, usando luvas para maximizar o efeito e permitir uma penetração mais profunda. Remova todos os resíduos com um jato de água quente e repita esta operação duas vezes por semana. Você notará rapidamente uma superfície mais forte e resistente.
4- Corte as Unhas com Frequência
Manter as unhas muito compridas aumenta o risco de quebra, seja por impactos ou por ficarem presas na roupa. O conselho é cortá-las com frequência e nunca mantê-las mais do que alguns milímetros além dos dedos, para poder manejá-las com mais facilidade.
5- Cuide da sua Alimentação
Como qualquer outra parte do corpo, as unhas também sofrem com uma alimentação incorreta e, principalmente, com a baixa ingestão de água. Portanto, tome a quantidade certa de vitaminas e sais minerais, como o cálcio, que são essenciais para manter as unhas saudáveis e fortes.
ATENÇÃO! Não se esqueça de fazer um teste de alergia para descartar qualquer possibilidade de dano ou desconforto, bem como, consultar seu podólogo e dermatologista em caso de unhas fracas, amareladas e quebradiças demais.