Receita abre consulta ao 2º lote do Imposto de Renda 2023; veja se você está

De acordo com os dados divulgados, aproximadamente 60% dos contribuintes que enviaram uma declaração têm direito a restituição.

Nesta sexta-feira, dia 23 de junho, a Receita Federal iniciou uma consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Esse lote contempla um total de 5,1 milhões de contribuintes, dos quais 3,4 milhões utilizaram a declaração pré -preenchida ou optam por receber uma restituição via Pix.

A consulta pode ser realizada por meio do site da Receita Federal ( www.gov.br/receitafederal ). Os contribuintes devem acessar a página e seguir os seguintes passos:

  • clicar em “Meu Imposto de Renda” e,
  • em seguida, em “Consultar a Restituição”.

Essa verificação permitirá que o contribuinte saiba se a restituição está disponível.

Restituições residuais de exercícios anteriores

Além das restituições do Imposto de Renda referentes ao ano corrente, o segundo lote também engloba restituições residuais de exercícios anteriores. Entre os contemplados, estão 130.088 idosos acima de 80 anos, 978.397 contribuintes entre 60 e 79 anos, 70.589 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou com moléstia grave, 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério, e, por fim, 3.490 .513 pessoas que não possuem prioridade legal, mas que puderam “furar a fila” por terem utilizado a opção pré-preenchida ou optado por recebimento via Pix.

Quando será pago o segundo lote da restituição?

O pagamento do segundo lote das restituições está agendado para o dia 30 de junho. O valor total das restituições nesse lote é de R$ 7,5 bilhões. Os pagamentos serão realizados nas contas bancárias informadas no momento da declaração. Caso o crédito não seja realizado por algum motivo, o contribuinte terá a possibilidade de reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf .

Também é possível entrar em contato com a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Além da consulta à restituição, os contribuintes podem verificar a situação completa de suas declarações e verificar se há alguma pendência. Para isso, basta verificar o extrato de processamento, acessando o portal e-CAC.

60% dos contribuintes irão receber a restituição

Neste ano, a Receita Federal recebeu um total de 41,15 milhões de declarações. De acordo com os dados divulgados, aproximadamente 60% dos contribuintes que enviaram uma declaração têm direito a restituição.

É importante que os contribuintes fiquem atentos aos prazos e procedimentos protegidos pela Receita Federal para garantir o recebimento da restituição de forma correta e sem complicações.

Veja também: Restituição do Imposto de Renda começa a ser paga; Saiba quanto irá receber