Tem sido registrado em diversos locais do Brasil uma nova modalidade de golpe, chamada “golpe do aniversário”, que pode trazer grandes prejuízos aos cidadãos. Segundo a Polícia Civil, a modalidade está em uma crescente, por isso, todo cuidado é pouco. Entenda a seguir como funciona o golpe no Brasil e como se prevenir.
Golpe do Aniversário: Nova modalidade de fraude PREOCUPA cidadãos
No golpe do aniversário, bandidos entram em contato com as vítimas no dia do seu aniversário, se passando por alguma empresa e afirmando que um presente será enviado. Os golpistas afirmam que o presente é gratuito e que a vítima precisa pagar apenas uma pequena taxa de entrega para recebê-lo.
Apesar da improbabilidade de uma empresa enviar um “presente” para o aniversariante, os golpistas possuem alguns dados pessoais da vítima, o que acaba passando despercebido. Na hora da entrega, o “entregador” informa que não aceita dinheiro em espécie, direcionando o foco para o cartão físico da pessoa. Assim, ao passar o cartão na maquininha, ocorre o crime, podendo ser clonagem do cartão ou o memorizar da senha pelo “entregador”, que alega erros na operação.
Prejuízo de R$ 25 mil
Um caso registrado em São Paulo exemplifica a extensão do golpe. O falso entregador afirmou que o pagamento estava dando errado e repetiu a operação várias vezes, roubando um total de R$ 25 mil da vítima.
Diante dessa modalidade de fraude, é importante saber como se proteger. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta a nunca entregar o seu cartão para outra pessoa inseri-lo na maquininha, pois é fundamental conferir o valor que está sendo cobrado. Além disso, é recomendado ter cuidado ao digitar a senha, evitando fazê-lo na frente de outras pessoas.
Outra medida de segurança é evitar realizar pagamentos quando a viseira da máquina estiver danificada, pois é possível que esteja sendo cobrado um valor maior do que o informado. É necessário redobrar atenção ao se tratar de brindes especiais, bem como ter muito cuidado ao receber mensagens ou ligações aleatórias. É recomendado não clicar em links desconhecidos nem fornecer dados por telefone para supostas “empresas”.
Como proceder caso tenha caído em golpe
É fundamental que as pessoas redobrem atenção em relação a esses golpes, que podem trazer grandes prejuízos financeiros. Caso alguém perceba que caiu no golpe, é importante entrar em contato imediatamente com o banco onde a transação foi realizada, buscando a melhor solução para o ocorrido. Em seguida, é necessário acionar as autoridades policiais para registrar o procurador e auxiliar nas investigações.
A conscientização sobre o golpe do aniversário e a adoção de medidas preventivas são cruciais para evitar que mais pessoas se tornem vítimas dessa forma de fraude.
Veja também: ALERTA GERAL: novo golpe no Bolsa Família utiliza o Caixa Tem