As baratas que encontramos com mais frequência em nossas cozinhas são as alemãs, americanas, marrons e orientais. As que mais temos dificuldade em lidar são as pequenas, devido ao seu tamanho, que as torna mais difíceis de capturar, matar ou erradicar. No entanto, existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a combatê-las.
Um deles é a pasta de alho e cebola, pois esses insetos detestam o aroma desses alimentos. Se você colocar essa mistura perto dos eletrodomésticos, onde as baratas passam, elas irão embora. No entanto, é sempre recomendável discutir isso com um profissional de controle de pragas.
Por que o alho e a cebola ajudam a eliminar as baratas?
Esses alimentos têm propriedades antifúngicas, bactericidas e inseticidas, tornando-se uma opção eficaz para combater as baratas irritantes. Aqui está a receita que pode ajudá-lo a acabar com a praga.
Opção 1 para afastar baratas
Ingredientes:
- 1 cebola inteira
- 3 a 4 dentes de alho
- 1/3 xícara de água
Modo de preparo:
Corte a cebola em três partes e descasque os dentes de alho. No liquidificador, adicione 1/3 de xícara de água, a cebola e os dentes de alho. Misture por 30 segundos ou 1 minuto. Pronto! Aplique a mistura em seus aparelhos e deixe descansar por pelo menos um dia.
Opção 2 para afastar baratas
O ácido bórico é uma substância cristalina branca encontrada na natureza na forma de um mineral conhecido como bórax. É comumente utilizado como inseticida devido à sua toxicidade para muitas espécies de insetos, incluindo baratas, formigas e aranhas. Ele atua como um veneno para esses insetos, danificando seus sistemas nervoso e digestivo, levando-os eventualmente à morte.
Ingredientes:
- 1 cebola
- Ácido bórico (quantidade necessária)
Modo de preparo:
- Pique muito bem a cebola.
- Adicione o ácido bórico e misture até obter uma pasta homogênea.
- Espalhe a pasta dentro de seus eletrodomésticos e por onde as baratas costumam transitar.
- Cuidado para não deixar a área ao alcance de animais de estimação ou crianças, pois o ácido bórico é tóxico se ingerido.