Cabelos Grisalhos: a ciência encontra uma possível SOLUÇÃO para prevenir o seu aparecimento

Saiba todos os detalhes sobre a investigação e seus resultados recentes

Cabelos Grisalhos: a ciência encontra uma possível solução para prevenir o seu aparecimento. Veja as informações a seguir.

Os cabelos grisalhos são uma das principais preocupações das mulheres ao longo dos anos, pois são um dos primeiros sinais de envelhecimento, embora também possam aparecer por outros motivos. A equipe do Langone Medical Center da Universidade de Nova York vem estudando há anos os motivos que promovem o aparecimento de cabelos grisalhos, especificamente no nível celular do organismo. Em 2011, eles conseguiram determinar que havia dois grupos de células responsáveis pelo controle da pigmentação do cabelo, entre as quais se destacam os melanócitos ou células-tronco de melanócitos.

Cabelos Grisalhos: a ciência encontra uma possível solução para prevenir o seu aparecimento
Cabelos Grisalhos: a ciência encontra uma possível solução para prevenir o seu aparecimento Foto: Freepik

Cabelos Grisalhos: a ciência encontra uma possível solução para prevenir o seu aparecimento

Os estudos recentes do grupo da Universidade de Nova York foram feitos em camundongos, que possuem as mesmas células citadas acima. À medida que o corpo envelhece, os melanócitos tendem a enfraquecer, perder a mobilidade e “ficar presos”, por isso o fio de cabelo começa a crescer com muito pouco ou nenhum pigmento e é onde os tons de cinza ou branco podem ser vistos. De fato, o relatório apresentado pela página de saúde Nature, da equipe médica, explica que com o aumento da queda de cabelo relacionada ao envelhecimento, há mais possibilidades de que as células responsáveis por dar cor fiquem paralisadas, em vez de amadurecer e cumprir sua função principal papel.

Embora os estudos tenham sido feitos em camundongos, a ciência conseguiu identificar que uma possível solução para reverter o aparecimento dos cabelos grisalhos seria reativar o trabalho das células e promover o movimento constante para proporcionar a pigmentação, já que o mesmo padrão de comportamento poderia se repetir no corpo humano. Na verdade, essa descoberta marca um ponto de partida para pesquisas futuras relacionadas a esse objetivo, como a intenção de alguns cientistas de extrair células enfraquecidas para transferi-las para outros folículos com maior atividade.

De fato, o pesquisador principal do estudo e pós-doutorando na NYU Langone Health, Dr. Qi Sun, explicou: “Os mecanismos recém-descobertos levantam a possibilidade de que a mesma posição fixa das células-tronco dos melanócitos possa existir em humanos. Se assim for, apresenta um caminho potencial para reverter ou prevenir a perda de cabelo humano, ajudando as células presas a se moverem de volta entre os compartimentos do folículo piloso em desenvolvimento”.

Ao longo do tempo, os cientistas têm apresentado soluções para os diversos problemas ou necessidades do corpo humano, principalmente quando se trata de questões relacionadas ao bem-estar e à beleza. No entanto, embora os primeiros resultados do estudo apresentado pela Universidade de Nova York mostrem possíveis soluções que, no futuro, possam representar a verdadeira mudança para dizer adeus aos cabelos grisalhos e fazer com que as mulheres esqueçam o uso de tinturas, ainda é necessário continuar pesquisando e desenvolvendo essas soluções antes que possam ser disponibilizadas ao público em geral. Por enquanto, recomenda-se usar tratamentos naturais para cobrir os cabelos grisalhos. Temos diversas opções aqui.

Se você tem cabelos grisalhos, lembre-se que eles estão na moda e que você não precisa pinta-los, caso não queira fazer isso. Basta cuidar bem dos seus fios brancos e exibi-los lindos por onde for.