EXCELENTE NOTÍCIA para estudantes inscritos no FIES acaba de sair HOJE (25/04) | O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um dos principais meios pelos quais os brasileiros de baixa renda ingressam no ensino superior. No entanto, o programa ainda gera algumas dificuldades financeiras que se acumulam ao longo do tempo.
Em razão disso, os membros do governo estudam alterar as regras de pagamento do benefício para evitar a inadimplência, que já chegou a 50% do total, segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Na última quinta-feira (20/04), o Gabinete Compartilhado apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa facilitar o pagamento do Fies por parte dos alunos. O projeto pretende diminuir a inadimplência e dar mais segurança aos interessados. O formato atual do programa gerou endividamento para a maior parte dos beneficiários, de acordo com o deputado federal Pedro Campos (PSDB-PE).
Facilidade no pagamento do FIES
A proposta apresentada no Senado Federal e na Câmara dos Deputados permitirá que os valores a dever dos estudantes sejam condicionados a uma renda futura. Isso significa que os valores serão descontados somente quando houver o estabelecimento de um vínculo empregatício, facilidade de pagamento das contas.
Atualmente, a cobrança das dívidas começa logo após a conclusão do curso, prejudicando os estudantes recém-formados que ainda não ingressaram no mercado de trabalho.
A PEC também já foi apresentada aos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Educação, Camilo Santana. Além de beneficiar os alunos que devem prestar o Fies, a mudança é fundamental para ajudar na recuperação do programa, que atualmente soma R$ 11 bilhões em débitos atrasados.
Mecanismo mais eficiente e moderno
O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) avalia que esse seria um mecanismo eficiente e moderno para apostar no avanço da educação no país. No entanto, a PEC ainda não conta com percentuais e valores, sendo necessária uma construção conjunta das novas regras para que os detalhes possam ser definidos em um Projeto de Lei Complementar no futuro.
É importante ressaltar que o Fies é um programa que visa democratizar o acesso ao ensino superior, e a apresentação da proposta busca torná-lo viável na prática, não só no papel.
Veja também: Estudantes do Fies e beneficiários do INSS podem comemorar essa GRANDE NOTÍCIA